CRESCIMENTO POPULACIONAL II

O município de Esperantina-PI está situado na Messorregião Norte do Estado do Piauí, na Microrregião do Baixo Parnaíba e na margem esquerda do Rio Longá. Sua posição geográfica é determinada pelo paralelo de 3° 54’ 08”de latitude sul com sua interseção com o meridiano de 42° 14’ 02” de longitude oeste de Greenwich. A sede municipal fica a 180 km da capital – TERESINA – com uma área de 926,46 km2. Nosso município é limitado ao norte pelos municípios do Morro do Chapéu do Piauí e Joaquim Pires, ao sul com Barras e Batalha, a leste com Batalha e a oeste com Morro do Chapéu do Piauí, São João do Arraial e Campo Largo do Piauí.

A natureza da organização espacial do município vem crescendo ao longo do tempo através do seu processo histórico mostrando uma certa autonomia em relação às categorias de análise do espaço na qual afirma:

[...]”Forma, função, estrutura e processo são quatro termos disjuntivos associados, a empregar segundo um contexto do mundo de todo dia”[...](SANTOS,1998,p.52).

As categorias aqui citadas demonstram a formação de qualquer espaço que o HOMEM esteja inserido formulando assim o seu espaço social e econômico sendo modificado a cada momento pelas suas próprias ações. Assim:

[...]”o espaço organizado pelo homem é como as demais estruturas sociais, uma estrutura subordinada-subordinante. E como as instâncias, o espaço embora submetido à lei da totalidade, dispõem de uma certa autonomia”[...](SANTOS,1978,p.145).

Esta afirmação descreve a interligação que existe para o desenvolvimento de ambas as partes, seja do homem como também do espaço vivido.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.