17 de setembro de 2008

UNIÃO PARTIDÁRIA

Definição Sociológica

Os partidos políticos atuais são organizações burocráticas que se fundamentam na ideologia da representação política, e não no acesso direto do povo às decisões políticas, e possuem como objetivo conquistar o poder, além de serem expressões políticas de oligarquia". Consideramos que o predomínio da burocracia nos partidos políticos, especialmente nos partidos fascistas, nazistas, socialistas e comunistas, ocorre por uma necessidade técnica, enquanto alguns pensam que a burocratização dos partidos é derivada de um complexo processo social e político que dá origem a expansão de uma nova classe social, a "burocracia".

Autores como Nildo Viana e Robert Michels coincidem em afirmar que a burocracia partidária é uma fração daquela nova classe social: a "burocracia". Essa burocracia partidária , frequentemente ultrapassa a sua função de assessoria do político e passa a ditar regras nos partidos políticos.

Definição Jurídica

De direito privado que, no sentido moderno da palavra, pode ser definido como uma união voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizado disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário