21 DE SETEMBRO


O dia da árvore é comemorado em 21 de Setembro, véspera do início da primavera, é o mês do verde, das florações, do aparecimento de ipê amarelo, roxo. A árvore é o maior símbolo da natureza. Ela embeleza e refresca o meio ambiente, proporcionando sombra para descanso, barreiras contra o vento, mantém a umidade do ar, diminui a poluição e oferece ainda frutos e um tapete de flores para passarmos.

Além dos frutos, as árvores oferecem a madeira, as flores e as matérias-primas para a fabricação de papel, remédios e outros. Cada região brasileira escolheu uma árvore típica como seu símbolo. A região Norte, a castanheira; a região Nordeste, a nossa carnaúba; a Centro-Oeste, o ipê-amarelo, a Sudeste, o pau-brasil e a região Sul, o pinheiro-do-paraná. Você pode valorizar o verde ainda existente no planeta, quando planta, cuida, protege e defende as árvores.

Infelizmente um dos grandes projetos de arborização de Esperantina do atual governo municipal foi a destruição em massa das árvores da Avenida Petrônio Portela.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.