PIAUÍ: FIRME E FORTE

Caso o Congresso os 18 Projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o país passará a ter 39 estados e 03 Territórios Federais. A estrutura atual é de 26 estados e o Distrito Federal.

Um dos estados previstos é o do Gurguéia. Mas cerca de 60% dos nossos internautas desaprova esta ação de dividir o estado do Piauí em dois. Os mesmos responderam durante 10 dias, mais uma enquete do nosso Blog na qual se aceitavam ou não pela divisão do Piauí.

Então opinaram em dizer não ao novo estado. Portanto caso isso venha acontecer nos próximos anos, mais da metade dos piauienses ficarão tristes com este ato, que por sinal é de alguns, apenas alguns.

Outro estado previsto é o do Maranhão do norte, na qual teria uma população estimada em 1,3 milhões de habitantes. Já o estado de Minas do norte seria criado tirando um pedaço de Minas Gerais para agrupar 181 municípios do norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. A população estimada da área é de 2 milhões de pessoas.

Pelos Projetos que tramitam no Congresso Nacional, seriam criados na região Norte os estados de Tapajós (PA), Carajás (PA) e Solimões (AM), além dos territórios federais do Marajó (PA), alto Rio Negro (AM) e Oiapoque(AP).

Além do estado do Gurguéia e do Maranhão do norte, a região Nordeste ganharia o do São Francisco.

O Sudeste teria três novas unidades: São Paulo do Leste, Minas do Norte e Triângulo. Além disso, seria recriado o estado da Guanabara.

No Centro-Oeste, seriam três novas unidades da Federação: Araguai, Mato Grosso do Norte e Planalto Central.

Apenas a região Sul permaneceria com seus três estados atuais. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Um comentário:

  1. sinceramente, eu não concordo com essa divisão dos nossos estados.poxa deixa como tá,se não querem ajudar a melhora tambem não ajuda piorar não vêi!
    LUANA ANDRADE-MARANHÃO

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.