18 de novembro de 2008

DIA DA BANDEIRA



Dia da Bandeira aplica-se a duas situações. Numa ocasião, é o dia em que uma região, normalmente uma nação, escolhe para hastear a sua bandeira, noutra, é o dia dedicado à celebração de uma data histórica que tenha a ver com a bandeira (ex: criação ou adopção da bandeira).

Os Dias da Bandeira são regulados pelas instituições governamentais dos países em que vigorarem, podendo um decreto emitido pelo chefe de estado determinar um Dia da Bandeira. As indicações de onde e como a bandeira deve ser hasteada pode ser transmitida por Decreto-Lei.

No Brasil

No Brasil a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de Novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de Novembro de 1889. Este decreto foi preparado por Benjamin Constante, membro do governo provisório.

Faz parte das comemorações do dia da bandeira a queima de bandeiras nacionais velhas e/ou estragadas em instituições militares sob a execução do hino da bandeira.

Sabedoria àqueles que erram e reconhecem seus deslizes e não àqueles que erraram e agora procuram pessoas para culparem do seu futuro sem prosperidade. Já mencionaram no passado.
Viva à nossa BANDEIRA!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário