“CLIMAS DO PIAUÍ”


CLIMAS

O clima de um local é formado por um conjunto de características que a atmosfera vai apresentando no decorrer dos dias, chamados de tempos meteorológicos, estes se apresentam ora quente, ora frio, ora chuvoso, ora seco, ora com ventos, ora sem ventos e vão se alternando no decorrer dos meses, de forma semelhante todos os anos resultando num padrão anual para cada tipo climático.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Durante a longa história do planeta Terra, as diversas regiões tiveram seus padrões climáticos substituídos por outros, por várias vezes, quando apresentava temperaturas ora bem mais frias, ora bem mais quentes, em ciclos de duração de milhares de anos, resultando em mudanças climáticas globais.

Embora se observe que as variações climáticas que estão se intensificando nas últimas décadas, tenham como uma das causas o aumento do carbono na atmosfera, convém destacar que existe outras causas, de ordem natural que vêm ocorrendo de forma cíclica durante a história de evolução da Terra. São os movimentos “pendulares” durante a rotação da Terra, as explosões solares, o aquecimento das águas oceânicas.

CLASSIFICAÇÕES CLIMÁTICAS

Os tipos climáticos são estabelecidos com base nas características resultantes da dinâmica dos elementos atmosféricos. Esses elementos são influenciados por fatores regionais ou locais, como a faixa de latitudes; a presença de grandes altitudes; a proximidade do mar; as correntes marítimas; a intensa urbanização, entre outros.

No Brasil, são muito utilizadas as três classificações climáticas citadas a seguir:

1 – A classificação de KÖPPEN que tem como indicadores os valores médios anuais de dois elementos do clima, precipitação e temperatura.

2 – As classificações de THORNTHWAITE (1948) e de Thornthwaite e Mather (1955). Utilizam como indicadores os índices do balanço hídrico de um local.

3 – Uma terceira classificação, elaborada por STRAHLER, utiliza como indicadores a gênese, as características e a dinâmica das massas do ar atmosférico sobre o espaço geográfico.

TIPOS CLIMÁTICOS DO ESPAÇO PIAUIENSE

Nas classificações comentadas, observa-se que a terminologia adotada para os tipos climáticos piauienses é praticamente a mesma. Percebe-se também que, embora mude a forma de cálculo, os índices de precipitação e de temperatura são elementos fundamentais para o estabelecimento dos tipos climáticos.

Considerando as classificações já apresentadas, os tipos climáticos do espaço piauienses são: o Tropical com máximos pluviométricos no verão, o Tropical com máximos pluviométricos no outono e o tipo Semi-árido.

I – CLIMA TROPICAL

Em nosso espaço, este subdivide nos subtipos Úmidos B1, Sub-úmidos e Sub-úmido seco, nos subtipos Tropical com máximos pluviométricos no Verão (Aw) e Tropical com máximos pluviométricos no outono (Aw*)

II – CLIMA SEMI-ÁRIDO

Este clima tem condição seca, por apresentar pluviométricos médios anuais de 400 mm até 800 ou 900 mm, com distribuição de chuvas concentradas em 3 ou 4 meses do ano

UMIDADE, INSOLAÇÃO E VENTOS NO PIAUÍ

A umidade relativa do ar média anual para o Piauí foi estimada em 64,5% em 2004. Com relação à Insolação, forma estimados os seguintes valores para o estado do Piauí: média estadual 2,696,7 horas anuais, um máximo valor de 2,956,2 horas anuais e um mínimo valor de 2,584,8 horas anuais.

Os ventos que sopram em todo o Piauí, excetuando-se as rajadas ocasionadas de ventos fortes, apresentam maiores velocidades no leste e no sul do Piauí, onde as máximas atingem 8,0 metros por segundo (m/s), diminuindo gradativamente em direção ao centro e ao norte do Estado, com médias em torno de 1,5 m/s.

AUTOR: Acadêmica Thaís Lopes

7 comentários:

  1. Oi...

    Gostei muito desse blog, bem educativo.
    Preciso de informações sobre climas nos estados do piauí e maranhão, como citou aí sobre climas incluve neste estado gostaria de saber se vc tem algum trabalho científico que fale sobre o assunto e se possível me enviar por emaail (anasiqueira100@gmail.com).

    Att. Ana

    ResponderExcluir
  2. OLA...
    TD BEM? GOSTEI MUITO DESSE BLOG, EDUCATIVO.

    VOU FAZER PROVA DA UESPI ESSE ANO E TO PRECISANDO DE INFORMAÇÃO SOBRE O CLIMA DO PIAUÍ, SE FOR POSSÍVEL MANDA ALGUM CONTEÚDO PARA O MEU EMAIL. M.BATISTA@R7.COM

    ResponderExcluir
  3. nossa esse blog tamuito bom parabens me ajudou mito obrigado....................

    ResponderExcluir
  4. muito bom esse blog,aprendi coisas que eu nao sabia

    ResponderExcluir
  5. gostei muitos das informaçoes

    ResponderExcluir
  6. ora e com h assim hora. mas e muito legal..=)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.