DIA MUNDIAL DA ÁGUA - MUDANÇAS DE HÁBITOS


Independentemente da classificação da Geografia (humana e física), a própria Geografia vem evoluindo ao longo dos tempos paralelamente às suas várias correntes de pensamentos e seus respectivos atores.

Há quem disse que "Geografia serve, antes de mais nada, para fazer Guerra"

No início do século passado algumas nações fizeram uso da Geografia para expandir seus territórios no intuito de aumentar os seus poderios.

Guerras e guerras foram travadas, povos e povos derramaram sangue de seus irmãos. Resultado de tudo isso foram as duas Grandes Guerras Mundiais e políticas à procura de territoriedade.

Com a ascensão de cada dia à procura dos recursos naturais com o objetivo ganancioso de produzir riquezas, os homens desmata, polui, envenena áreas cada vez maiores incluindo aqui até mesmo os recursos hídricos.

Os papeis das atividades humanas neste início de novo século estão se alterando.

A Geografia, outrora, foi utilizada para fazer guerra por TERRAS, hoje, esta mesma Geografia está produzindo uma nova guerra, a guerra por ÁGUA. E o Brasil sai na frente como a principal arena para esta 4ª Guerra por possuir, ainda, umas das maiores reservas de água potável do planeta.

Será que iremos desenhar água?
Não. Então vamos cuidar dos poucos porcentos de água doce e potável que existe entre nós.

COMO?

Acabar com os desperdícios: fechar bem as torneiras; regular as descargas; não deixar os chuveiros ligados por muito tempo; não ficar horas lavando calçadas com água potável, etc, etc para a gente ir se acostumando com novos e necessários hábitos.

Com todo respeito e carisma que tenho às pessoas e instituições daqui por fazer alguma coisa pelo nosso Rio Longá, devo dizer: o mais correto não é RETIRAR o lixo de dentro do rio, mas não deixar COLOCAR tal lixo e principalmente plantar árvores às margens deste patrimônio comum de todos nós como forma de VIDA.

2 comentários:

  1. Muito bom o seu texto, vou aproveitar para as minhas aulas de Geografia. Obrigado colega.

    ResponderExcluir
  2. dariana.htinha@hotmail.com27 de abril de 2011 às 21:50

    geografia é muito bom.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.