A GRANDE BATALHA PELA INDEPENDÊNCIA!


A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de Março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional.

Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Ressalta-se que os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência; ou seja, mesmo sabendo da condição de luta, eles partiram para o combate. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Caso o Major continuasse a marchar para Oeiras, então capital, talvez não encontrasse resistência e cumpriria com seu objetivo.

Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.

Infelizmente a data é esquecida, não consta nos livros de História e poucos sabem do ocorrido, mesmo no Piauí, onde ocorreu a batalha. Mas, após alguns movimentos por parte de políticos, historiadores e da população, a data foi acrescida à bandeira do Piauí e está em curso a implantação do estudo da Batalha do Jenipapo na disciplina de História.

Infelizmente ainda existem burocráticos políticos que vão ao senado falar besteiras quanto a este episódio, enquanto poderiam está efetivamente trabalhando.

Vê se acordam piauienses!!!


2 comentários:

  1. o que falta e divulgação, é um povo que não conhece seu passado não terá um futuro brilhante

    ResponderExcluir
  2. um povo que não conhece seu passado, é um povo sem futuro, devemos divulgar

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.