Para reduzir o consumo de energia , a primeira coisa a ser feita é olhar o ambiente, seja onde você mora seja no local onde trabalha. Para começar, substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes pode representar uma economia de mais de 80%.

O melhor de tudo é que, segundo os especialistas da GE Iluminação, as lâmpadas fluorescentes iluminam tanto quanto as incandescentes, mas consomem quatro vezes menos energia e duram até 12 vezes mais.

Além disso, prefira utilizar lâmpadas e sistemas de iluminação fabricados com materiais que refletem ou distribuem energia, ao invés de absorvê-la. Quando for utilizar luminárias, os especialistas da GE recomendam utilizar aquelas com fluxo luminoso ou coeficiente de iluminação entre 0,33 e 0,5, para espaços pequenos, e entre 0,55 e 0,8, para espaços grandes.

E não se esqueça: ao terminar a vida útil das lâmpadas, recicle as fluorescentes.

Pintar as paredes com cores claras e deixar sempre as cortinas abertas, para que o sol entre, são medidas simples que também ajudam a economizar. As cores claras refletem a luz, facilitando a iluminação do ambiente, demandando, assim, menos energia. Ao anoitecer, feche as janelas, para evitar a perda de calor.