OCUPAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL


O Brasil teve sua ocupação iniciada a partir do século XV pelos portugueses ancorando na costa baiana de Porto Seguro.
Segundo CHISTOFOLETTI (1991) a ocupação brasileira foi realizada por etapas sendo a 1ª etapa a ocupação da costa e a 2ª etapa do interior do país em relação a oeste.
Os portugueses ao chegarem ao Brasil se preocuparam em ocupar o novo território trazendo além dos escravos africanos para mão-de-obra, como também sua classe nobre dando inicio à construção de uma nova sociedade, que ao passar do tempo com a mistura das várias etnias aqui existente como escravos, índios e brancos, a população do novo país começou a crescer vagarosamente.
O Brasil ocupa o quinto lugar entre os países mais populosos do mundo com aproximadamente 190 milhões de habitantes, no entanto, nem sempre foi assim. Nos últimos 50 anos o país obteve em enorme crescimento no número de habitantes. (BRASIL, 2008)
Diante disso, a realidade sócio-espacial torna-se cada vez mais complexa. Os espaços rurais e urbanos não podem ser compreendidos separados um do outro, visto que são realidades que não existiriam isoladamente. Tais espaços se relacionam e se interpenetram, levando estudiosos a formular abordagens que considerem os diferentes níveis de integração ou distanciamento.
De acordo com BLUME (2004, p.18), as definições clássicas, formuladas a partir do final do século XIX, partem da observação de vários aspectos da realidade para ressaltar as principais características do espaço rural, constituindo-se em um alicerce para formulação de conceituações dicotômicas entre o rural e o urbano.
Segundo SILVA (1997) está cada vez mais difícil delimitar o que é rural e o que é urbano. Mas isso que aparentemente poderia ser um tema relevante, não o é: a diferença entre o rural e o urbano é cada vez menos importante. Pode-se dizer que o rural hoje só pode ser entendido como uma continuação do urbano do ponto de vista espacial; do ponto de vista da organização da atividade econômica, as cidades não podem mais ser identificadas apenas com a atividade industrial, nem os campos com a agricultura e a pecuária.


As mudanças que vem ocorrendo nas áreas rurais brasileiras chegam a impressionar, sobretudo ao se recordar que, há não muito tempo atrás, vários estudiosos temiam o esvaziamento do campo, alardeando-o como tendência inexorável. O fato é que, mesmo que ainda exista algum êxodo rural, este já não consegue evitar a tendência de recuperação de parte expressiva das áreas rurais no país (MATTOS ET AL, 2004).


Diante de uma séria de problemas encontrados nos grandes núcleos de aglomeração populacional, o “Novo Rural” se apresenta como uma alternativa de ocupação e renda para um grande número de pessoas que sofrem com o desemprego urbano. E mesmo para aqueles trabalhadores inseridos no mercado formal urbano que se encontram pouco dispostos a arcarem com os elevados custos de moradia e transporte presentes nas metrópoles.
De acordo com VEIGA (2002) para que a análise da configuração territorial possa evitar a ilusão imposta pela norma legal, “é preciso combinar o critério de tamanho populacional do município com pelo menos outros dois: sua densidade demográfica e sua localização”.
Admite-se que tal critério estaria mais próximo do ideal de adequação territorial do que os utilizados no Brasil atualmente, especialmente quando aplicado a formulação de políticas de desenvolvimento. Nesse sentido, torna-se importante que as discussões referentes ao que seja rural e urbano no Brasil tenham um enfoque direcionado à formulação de políticas públicas, na busca de amenizar os problemas que permeiam essas realidades.

Contribuição - Thaís Lopes
Fto- blogeducacional

36 comentários:

  1. naum tem minha pergunta
    Qual é o espaço territorial do Brasil
    Dããã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom!!!kkkkkkkkkkkk-

      Excluir
    2. O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, no hemisfério sul, mais precisamente 93% do território, e no hemisfério norte 7%. O país está estabelecido no ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich, além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.

      O Brasil destaca-se quanto à extensão territorial, ocupa o quinto lugar do mundo, por isso é considerado um país de dimensão continental, o espaço geográfico ocupado representa 5,7% das terras emersas do planeta, com uma área de 8.514.876,6 km2.

      Excluir
  2. Achei bem interessante, principalmente a parte sobre o 'decaimento' do êxodo rural. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mt obrigada... eu msm escrevi sem fontes... e o exodo rural contenhe-se na cidade do campo k todos os skatistas entaum na sorveteria... isso acontece com os marionetes do show d picles da aintiguidade... mais pode cre que o exod rurla ira acaba pois a poluição feita pelos mundungos serão exterminados... # beijos...linda!

      Excluir
  3. bacana, texto bastante completo.

    ResponderExcluir
  4. não gostei, porque só fala nisso? muito sem graça.

    ResponderExcluir
  5. ñ fala sobre o espaço urbano e nem o rural

    ResponderExcluir
  6. não tem a minha pergunta: Qual é o espaço territorial do Brasil

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkk legal kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. que porra e sooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  9. Será que alguém pode me responder "como ocorreu e ocorre o processo de ocupação no Brasil?"

    ResponderExcluir
  10. O processo de ocupação do território brasileiro ocorreu e ocorre de forma predatória, exploratória, que começou pela parte litorânea e seguir em direção ao centro do país sempre em busca de riquezas naturais, ou seja, aconteceu de forma aleatória e sem a devida atenção para o planejamento das vilas e consequentemente da infraestrutura das cidades. Em suma, aconteceu de forma a Deus dará.

    ResponderExcluir
  11. O Brasil teve sua ocupação iniciada a partir do século XVI(1500) e não no século XV(1400).

    ResponderExcluir
  12. nossa pra tanta grosseria?? ñ tem motivo !!!!

    ResponderExcluir
  13. Pra quer tanta grosseria ??
    Ser pessoas civilizadas também é bom !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra vc pd ser bom mas pra mim e uma meeeeeeeeeeeerda sua loka da net

      Excluir
  14. Professor pede uma pesquisa sobre a ocupação territorial do brasil escrito. isso e um livro

    ResponderExcluir
  15. O início da ocupação: Em 1530, com o objetivo de proteger parte da costa contra invasões estrangeiras. O rei de Portugal enviou ao Brasil uma expedição comandada por Martim Afonso de Sousa. Com ele, vieram os primeiros colonos, que iniciaram a ocupação do território em áreas da costa do Brasil.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.