9 de junho de 2009

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DE ESPERANTINA-PI


O município de Esperantina-PI está situado na Messoregião Norte do estado do Piauí, na Microrregião do Baixo Parnaíba e na margem esquerda do Rio Longá. Sua posição geográfica é determinada pelo paralelo de 3º 54’ 08’’ de latitude Sul com sua interseção com o meridiano de 42º 14’ 02’’ de longitude Oeste de Greenwich. A sede municipal diva a 180 km da capital – TERESINA – com uma área de 926,46 km2. Nosso município é limitado ao norte pelos municípios de Morro do Chapéu do Piauí e Joaquim Pires, ao sul com Barras e Batalha, a leste com Batalha e a oeste com o Morro do Chapéu do Piauí, São João do Arraial e Campo Largo do Piauí.

A natureza da organização espacial do município vem crescendo ao longo do tempo através do seu processo histórico mostrando certa autonomia em relação às categorias de análise do espaço na qual afirma que forma, função, estrutura e processo são os quatros termos disjuntivos associados, a empregar segundo um contexto do mundo de todo dia. SANTOS (1998, p. 52)


As categorias aqui citadas demonstram a formação de qualquer espaço que o HOMEM esteja inserido, formulando assim o seu espaço social e econômico sendo modificado a cada momento pelas suas próprias ações.De acordo com SANTOS (198, p.1) o espaço organizado pelo homem é como as demais estruturas sociais, uma estrutura subordinado-subordinante. E como as instâncias, o espaço embora, submetidas à lei da totalidade, dispõem de certa autonomia.

Esta afirmação descreve a interligação que existe para o desenvolvimento de ambas as partes sejam do homem como também do espaço vivido.

A expansão urbana desordenada é uma realidade das cidades brasileiras. Mais de 80% da população brasileira vivem nas cidades. (BRASIL, 2005)

Em Esperantina, essa realidade não é diferente.


Contribuição - Thaís Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário