NIVER DO IBGE


No Brasil, o dia 6 de julho marca o aniversário de criação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), uma fundação pública da administração federal do país.

O IBGE tem como objetivo coletar e divulgar dados importantes para órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, instituições e população em geral. Essas informações incluem levantamentos demográficos, informações geográficas, manutenção de indicadores sobre o Brasil e pesquisas estatísticas.

O trabalho mais conhecido do IBGE é a realização do Censo Demográfico, conjunto de dados estatísticos sobre a população brasileira, que é efetuado de dez em dez anos. No Brasil, por lei, apenas o IBGE possui autorização para realizar o Censo Demográfico.

O órgão também é responsável pela Contagem de População, trabalho que objetiva atualizar os dados referentes ao número de habitantes. Essa contagem é muito importante para os municípios: dentre os fatores que influenciam no repasse anual de verbas feito pelo FPM (Fundo de Participação dos Municípios), se encontram as estimativas de variação populacional. Essas estimativas têm influência direta no cálculo do coeficiente para o repasse do FPM aos municípios.

É comum ouvir pessoas dizendo que nunca foram abordadas por alguém do IBGE, fato que gera alguma desconfiança quanto ao resultado das pesquisas. Mas o órgão realiza muitos estudos para divulgar esses dados: é impossível entrevistar todas as pessoas, porém, são feitas muitas pesquisas para que se chegue aos resultados obtidos. Por isso, é correto afirmar que o IBGE fornece uma visão territorial completa e atualizada do Brasil.

Fte- aníbal

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.