QUAL É A NOSSA EXPECTATIVA DE VIDA?

Segundo estatísticas publicadas em 2008, o brasileiro tem como expectativa de vida uma media de 73 anos. A ciência investe e a cada dia mais recursos promovem a longevidade do homem. Vida longa é o sonho máximo de todos. Vida longa e saudável é o objetivo a ser alcançado.

Remédios, tratamentos diversos, dietas, exercícios, estéticas tudo corroborando para que isso aconteça. Mas, o que não é previsto nesse aumento de quantidade de vida é que as pessoas vivem ao nível da sobrevivência física e psicológica. Sobrevivência não é sinônimo de vivencia.

O ser humano ao brotar precisa de cuidados, é frágil, dependente, sente medo e desamparo quando criança. Passam-se os tempos e quando chega à adolescência ele sente-se forte, rebelde, tende a romper padrões, não aceita regras, busca experiências novas, desafios. Chega à fase adulta munido se sonhos, de desejos. Nesse momento ele pensa em produzir em conquistar, em dar forma e conteúdo aos sonhos que criou. E assim os tempos continuam, mas o homem que deveria adaptar-se a cada fase de sua existência passa a temer o futuro e com isso o sentimento de medo se intensifica.


Desta maneira, muitas vezes são acometidos de intensos sentimentos de solidão e angustia, uma vez que não mais interagem com o mundo e sim vivem a margem do que foram, relembrando o passado com indignação por terem se arriscado, onde a criatividade é abandonada, não mais mantendo um relacionamento diversificado com o mundo e com as pessoas que o cercam. Ouve-se a famosa frase: no meu tempo tudo era diferente. Que triste, pois não percebe que seu tempo é agora e que tudo já foi vivenciado, que tudo ficou no passado e que o hoje é seu tempo real. O passado construiu a sua historia, mas o presente é o que o torna vivo, e que o fato de viver já é um grande risco.


Medo do que fez e medo do que não fará. Com isso fica paralisado e acomodado em seu medo. E a quantidade de vida não lhe trás a qualidade em sua vida. E nessa acomodação a generalidade faz com que a expectativa de vida não seja acompanhada da perspectiva de vida.


Chega de saudade! A vida se inicia a cada dia, a cada instante, a cada encontro e a cada desencontro independente da idade.


Fte- Sueli Castillo

Um comentário:

  1. Macelino tem como vc fazer um artigo a respeito dos 4 anos do PORTALESP para o especial do niver. Tipo assim: o impacto, o que trouxe de bom para cidade, sobre ser o primeiro site da cidade, as cópias de nomes (...esp) enfim algo do tipo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.