LAVANTE DO MASTRO

Hoje, 29/08/2009, acontecerá o levantamento do mastro dando inicio aos festejos de Nossa Senhora da Boa Esperança - padroeira de Esperantina.

Tento como base o conhecimento popular ou de massa como queira, deixando de fora os conhecimentos formais ou científicos, hoje ocorrerá o levante do "pau do padre".

Como vocês podem observar esta designação está enraizada na cultura popular ou de massa como já dito anteriormente. E esta cultura se encontra no interior deste Brasil emergente principalmente nas pequenas cidades como a nossa.

Leigos ou não, muitos já pronunciara tal frase.

Nessa mesma linha de pensamento das sociedades modernas arcaicas de cultura e valores juvenis, falar em festejar um determinado "santo" é falar em comprar roupas novas e ingerir muitas "cachaças" nas "festas" dançantes perante os "conjuntos" e/ou "bandas" musicais.

Onde fica o conjunto de conceitos divinos ou mesmo a outra banda da ética moral entre os homens?

Quanta falta de valores.

Em vez de rezar e conhecer mais sobre a palavra divina, param e dançam em festividades grosseiras guiados pelos gêneros musicas da "atualidade".

E antes das críticas, me coloco entre este indevido comportamento humano de hoje, pois quase tudo depende do "sistema" que rege. No entanto ainda costumo ir às "longas missas" em comemoração à nossa Padroeira.

Fto- jornalesp

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.