COMO AS CHUVAS INTERFEREM NA VIDA HUMANA?

Os climas são determinados por elementos e fatores distintos que, ao serem analisados em conjunto, caracterizam um tipo climático específico. Vocês podem muito bem analisar estas duas fotografias onde demonstram a realidade de duas sociedades dentro de um mesmo território.
E os elementos são:
LATITUDE -  
A latitude aumenta à medida que nos distanciamos do Equador. Quando isso ocorre, diminui a incidência de radiação solar e, por isso, diminui também as médias térmicas locais. Isto acontece porque os raios solares não conseguem atingir de forma perpendicular as regiões extra-trópicos.
 
ALTITUDE
À medida que a altitude (relação de altura a partir do nível do mar) aumenta, as temperaturas dos climas diminuem. Isso ocorre mesmo em regiões que estão na mesma latitude. Por exemplo, uma cidade localizada a 900m de altitude terá 5ºC a menos que uma localizada ao nível do mar.
A temperatura diminui 1ºC a cada 180m de altitude.

MASSA DE AR
As massas de ar são grandes porções da atmosfera que possuem temperatura e pressão definidas e que circulam na troposfera. De acordo com o conceito da climatologia moderna, as massas de ar são consideradas como o principal fator do clima, isso chega a definir que os climas se organizam em decorrência dos movimentos das massas de ar.

CONTINENTALIDADE / MARITIMIDADE
A maior ou menor proximidade de grandes quantidades de água exerce forte influência não só no comportamento da umidade mais também na variação da temperatura.

Fte- ftc

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.