Pular para o conteúdo principal

Asfalto é progresso?

O senso comum quase sempre está equivocado.

Asfalto é LIXO da indústria petrolífera.

Asfalto não é sinônimo de inclusão, de modernidade, de civilizado, DE PROGRESSO.

Não sou especialista no assunto, mas sei que este tipo de piso é um dos co-responsáveis pelo "aquecimento global" além de impermeabilizar o solo, principalmente um solo sem drenagem adequada como o nosso.

A impermeabilização excessiva é a principal responsável pelas inundações urbanas.
O que será de nossa cidade com este "progresso"?

Não quero parecer Luddista, no entanto há outras formas de pavimentação tais como, por exemplo, o intertravado de concreto.

A durabilidade do asfalto é de 10 anos e qualquer buraco é difícil ser obturado como os da Vereador Ramos.
Talvez seja por isso que alguns querem fazer buracos nesse asfalto novo por pura inveja.

Dando continuidade ás desvantagens econômicas e sociais deste pavimento podemos citar o aumento da velocidade que traz consigo acidentes e atropelamentos, que traz os famigerados quebra-molas e quem sabe no fim do túnel ainda não venha multas com algumas blitz e pardalzinhos.

Muitos fizeram deste asfalto discursos de palanques em véspera de eleição.
Todo ano eleitoral o blá blá blá da pavimentação era o mesmo.
Uns chegaram a colocar borra de café na tentativa de enganar nosso povo. Outros quiseram, junto com este resto de petróleo, colocar olhos de gatos para melhorar a auto-imagem. Não deu certo.

Deixando de lado este lado quase pessimista da coisa, devemos olhar também por outra óptica.
O asfalto de agora, de verdade, de qualidade tem trazidos muitas felicidades a vários moradores das ruas que estão recebendo este lixo petrolífero. Seja pobre, rico, morando em casas simples ou até mesmo em prédios, comerciais ou não, quase todos estão felizes.

Por incrível que pareça, mesmo com autos custos para a prefeitura, este asfalto tem trazido renda para alguns comerciantes com a venda de FOQUETES.

Então querida Esperantina, ASFALTO É PROGRESSO?

Fto-JFilho

Comentários

  1. Caro jornalista concordo que o asfalto de modo geral é responsável pelo o aquecimento global, mas há de convir que para haver progresso tem que haver sacrifício, sempre foi e sempre será assim.

    MARCOS TEXEIRA

    ResponderExcluir
  2. Belo comentário sr. Marcos Texeira, mas no entanto não sou jornalista.
    e vi que uma parte da post vós entendeste
    abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bom dia ou Boa Tarde?

Alguns seres classificam esta diferença entre dar um BOM DIA ou BOA TARDE levando em conta o ALMOÇO e não as horas do movimento de Rotação da Terra. Você já foi corrigindo quando desejou um BOM DIA para quem já tinha almoçado? Provavelmente que sim. As indesejadas situações onde somos corrigidos quanto as felicitações de gentileza muitas das vezes não são agradáveis. Então quando devemos desejar BOM DIA, BOA TARDE? Depende das horas e não do almoço em si. Os cronologistas não aceitam esta afirmativa. Para os cronologistas o DIA tem 24 horas, portanto, desde que você esteja dentro desse período sempre será "dia". Como será você chegar na casa do (a) namorado (a) a partir das 21:00 hs e dar um BOM DIA em plena noite? No mínimo será cogitado de doido(a) ou bêbado(a). Independente da gentileza que queira passar ou até mesmo a educação que recebeu dos pais e familiares em geral o mais adequado é que das 06:00 hs até as 12:00 hs você deve dar um BOM DIA e depois do meio dia até a…

Países de industrialização tardia.

Depois da Inglaterra, Bélgica, França e Estados Unidos foi a vez de Alemanha, Japão, Canadá e Itália a se industrializarem. Por que a Alemanha (3ª Economia do mundo) se industrializou tardiamente em relação aos países pioneiros? Sua história é marcada por guerras, destruição e reconstrução. Foi derrotada tanto na 1ª como na 2ª Guerra Mundial, foi dividida e mesmo assim conseguiu reunir forças para sair, rapidamente (30 anos) dos destroços e alcançar a 3ª posição dos países mais industrializados do mundo capitalista de hoje. O Japão foi a 1ª potência a se industrializar na Ásia. Hoje é a 4ª potência econômica do mundo. Mesmo durante a 2ª Guerra, onde foi totalmente arrasada, aprendeu que para se alcançar a meta de um país industrializado é necessário se investir em Educação para gerar capital e consequentemente comprar matéria-prima na qual não tem em seu pequeno subsolo. Este dois países deram exemplo de trabalho, dedicação, força de vontade e esperança para o mundo ao mostrar que me…

Não plante Nim Indiano

Especialistas de várias áreas, biólogos, geógrafos, pesquisadores, do estado do Ceará estão preocupados com a morte do bioma Caatinga naquele estado por conta do plantio desenfreado do Nim Indiano (Azadirachta). indica A. Juss.

Estes especialistas defendem esta tese com base em observações in locus nestes últimos 10 anos.

A região de Inhamuns, sudoeste do estado do Ceará, está sofrendo com a proliferação do Nim Indiano - planta exótica oriunda da Índia. 

Invés de plantar árvores nativas da Caatinga, a população em geral e o Estado estão preferindo o Nim. 

..."a espécie Nim se alimenta dos microrganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora, tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle, é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região", explica Jorge de Moura, secretário executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc).