Pe. LAdislau se LAscou!

Já era de esperar. Esperantina já foi o ninho dos grandes movimentos sociais do estado do piau. Liderado por quem mesmo?
Vamos lembrar. Era uma vez, Maria pedrês, o PT nascia e dava suas caras lá no início da década de 80. Esperantina era noticia estadual quanto aos movimentos pelos direitos no campo e também na cidade, do homem e da mulher. Estrangeiros, estudantes, intelectuais estavam todos direcionados para nossa cidade. 

A Igreja mostrava serviço, bem diferente de hoje. Parece que o povo até tinha mais fé no irmão Jesus e no Pai Supremo.

Muitos saiam de casa aos domingos não para ouvir a palavra de Jesus, isso pode ser um pecado, mas iam a Igreja para ouvir Pe. Ladislau. Seus discursos "relipolíticos" era motivo de rodas de conversas durante a semana toda.

Muitos que eram nada naquela época passaram a frequentar a "Igreja" por conta das palavras sábias desse padre. Muitos mortais começaram a ser gente depois da companhia desse grande homem que Esperantina recebeu de braços abertos vindo de Pedro II.

Uma amizade se criava ali. A política era feita de amizades, de companheiros.
Agora, outro século, outra conjuntura política, a amizade política dar lugar aos interesses capitalistas. Prova disso? 

Alguns homenzinhos, que não vou aqui citar nomes, viraram as costas para o então candidato Pe. Ladislau nas eleições de 2010. Muitos que cresceram graça a este homem nem sequer falavam desse padre. Teve gente apoiando o "homem da AGESPISA", outros apoiaram a "mulher do índio", etc, etc, etc.

Motivo? O então candidato Pe. Ladislau não tinha dinheiro para rasgar no pleito. Pobres homens que esqueceram que o dinheiro passa, mas a amizade é para sempre. Nunca foram amigos, apenas interessados. Lascou-se Ladislau.

Fto - piaui.pi

5 comentários:

  1. Pe. Ladislau é um profeta que viveu em Esperantina e que enfrentou os políticos e poderosos de seu tempo. A grandeza do seu trabalho foi de dar vez e voz as pessoas empobrecidas. Tenho certeza que jamais sairá do coração dos esperantinenses. Ir. Ana

    ResponderExcluir
  2. Pe. Ladislau é um profeta que viveu em Esperantina e que enfrentou os políticos e poderosos de seu tempo. A grandeza do seu trabalho foi de dar vez e voz as pessoas empobrecidas. Tenho certeza que jamais sairá do coração dos esperantinenses. Ir. Ana

    ResponderExcluir
  3. Pe. Ladislau é um profeta que viveu em Esperantina e que enfrentou os políticos e poderosos de seu tempo. A grandeza do seu trabalho foi de dar vez e voz as pessoas empobrecidas. Tenho certeza que jamais sairá do coração dos esperantinenses. Ir. Ana

    ResponderExcluir
  4. A grana vai, vai, vai
    O povo sai, sai, sai...

    ResponderExcluir
  5. Numa terra de cegos quem tem um olho é rei.Morou?
    Um anônimo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.