Biogeografia: nova disciplina na grade curricular da Geografia


A Biogeografia tem por objetivo o estudo da distribuição dos seres vivos sobre a superfície terrestre, atualmente ou no tempo passado, e das condições desta distribuição, contemplando a composição da FLORA E FAUNA viventes ou fósseis, e as consequências desta composição.
Este conceito quer dizer geografia da vida ou distribuição geográfica dos seres vivos. Os profissionais desta área são chamados biogeógrafos e cabe-lhes explicar os diferentes padrões de distribuição dos animais e plantas.
Para Martins (1973. p. 9) “a Biogeografia é a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos de acordo com as condições climáticas e na dependência das possibilidades de adaptação.”
Dansereau (1949) define a Biogeografia como a “ciência que estuda a distribuição, a adaptação, a expansão e associação das plantas e dos animais (ou seres vivos)”.
Trata se de uma disciplina multidisciplinar que se interage com outras ciências como a Geografia, a Biologia, a Climatologia, a Pedologia e a Ecologia, dentre outras. A Fitogeografia e a Zoogeografia são duas das subdivisões da Biogeografia.
Fto - fiocruz

Um comentário:

  1. Informo que o endereço do blog do vereador Paulo Brasil é: www.paulobrasill.blogspot.com.

    Agradecemos o contato e acesso.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.