Roça Orgânica - Caminho da Sustentabilidade


Com a Crescente Preocupação com a Natureza nos dias de Hoje, ainda mais quando a nossa Saúde está em Xeque, a Roça Orgânica Familiar surge como uma Alternativa do Século XXI para a Sobrevivência do nosso Espaça Geográfico.
Infelizmente a Introdução deste Trabalho se torna mais Difícil devido a Falta de uma Auto Consciência do Homem em relação o Aprendizado Arcaico sobre a Maneira de Cultivo Utilizada predominantemente em nossos Campos há mais de 500 Anos. Refiro-me a Roça Tradicional.
Felizmente esta Realidade está Modificando e, por Graças para Melhor. Quem sabe daqui a algumas Décadas a Implantação dessa Técnica seja uma Verdade Incontestável para a Sustentabilidade do Planeta Terra.
Conheça agora um Pouco mais sobre essa Técnica de Cultivo do Futuro de Acordo com Robert Fontinele (Técnico responsável na Região Norte do Piauí).
ORGÂNICO, O QUE É? 
Orgânico é a lavoura ou criação em que não se usam venenos, adubos químicos e não escraviza socialmente os lavradores e lavradoras.Portanto, Técnica de Cultivo como Alternativa para a Diminuição do Aquecimento Global que tem como Princípio Auto Reciclagem dos Nutrientes, visando a Auto Sustentabilidade das Famílias nos Aspectos Social, Ambiental e Econômico.Hoje o Aquecimento Global é uma Realidade Incontestável, o nosso País está entre os Oito maiores Poluidores do Mundo, sendo 70% de nossa Poluição com Origem nas Queimadas. Cada Lavrador do Norte do Piauí derruba e Queima uma Média de 1 há/ano.Com base nisso, constatamos os Grandes Prejuízos no Meio Ambiente, tanto Social como Econômicos para os Lavradores.
COMPARAÇÃO
ROÇA TRADICIONAL
ROÇA ORGÂNICA
P/ Cultivar 1 há de terra precisa de 190 diárias durante todo o ano.
P/ Cultivar 1 há de terra precisa de 90 diárias
Se gasta 1,900,00 reais por ano
Se gasta em média 900,00 reais
Usam queimadas (extrato piro lenhoso)
Não se queima a partir do 2º ano
Todo ano desmata em local diferente
A Roça é permanente
Usa venenos químicos contaminando o solo
Não se usa venenos. P/ isso a capina é feita no final de Março.
Se chover hoje, pode passar de 8 a 12 dias sem chover
Se chover hoje, pode passar de 25 a 30 dias sem chover
Solo fica Fraco
Solo fica a cada ano mais Forte
Não conserva a água
Conserva a água no solo
Não conserva a vida dos Insetos
Conserva e estabelece parceria com os insetos
Promove a Erosão do Solo
Não Promove a Erosão do Solo
Pouca Produção
Alta Produção
Nasce mato de Semente
Não nasce mato de Semente
Fazer cerca todo Ano
Não precisa Aração.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.