Até que ponto o planeta aguenta?

Sabe a resposta para a pergunta do título dessa matéria? Não? Então continue a dar vida.
A teoria de Thomas Malthus não vigou. Dizia ele, em 1789 através de muitos alertas, que o crescente aumento populacional traria a fome devido a falta de alimentos suficientes para saciar tantas bocas.
Diz ele que este aumento populacional estava sendo oriundo do aumento na produção de alimentos. Correto. Hoje não podemos dizer que o crescente contingente de alimentos vem da grande quantidade de mãos trabalhadores por conta da substituição dessa mão pela tecnologia.
Sustentavelmente o planeta não sofre de fome por falta de alimentos de sim da partilha do mesmo. A concentração dos alimentos nos países desenvolvidos e emergentes traz o grande dilema: o planeta aguenta dar comida para 7 bilhões de bocas?
Vai chegar o momento que não.
O Brasil é o maior produtor de alimentos do mundo, mas será que todos os irmãos brasileiros tem três dignas refeições diárias? Também não.
Ontem dizeram que o Brasil se tornou a 6ª potência industrial devido o aumento exponencial de suas exportações. Vejam, o Brasil têm uma política de primeiro abastecer o mercado externo e o que sobra vai para nós, o mercado interno. Esta política nos traz fome, miséria, aumenta a corrupção.
Dessa forma o planeta não aguenta.

Um comentário:

  1. A teoria de malhus nao vingou pois ele nao previa as guerras ,epidemias ,abortos e outros fatos relacionados a morte de milhares , imagina se todos vivessem ate a velhice , como estaria hoje, é logico que nao queremos morrer nem que morra outras pessoas , mas se nao fosse por isso estavamos ferrados ,pois as pessoas pensam que sao ratos , e so fazer e fazer filhos .

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.