Dia Municipal do Rio Longá

A relação entre a natureza, o homem e a consciência ambiental.

O Rio Longá é um local onde abrange belezas ambientais, mais também fatores de riscos por consequencia do ser humano.
Existem grandes impactos ambientais onde podemos relatar, nas margens a retirada da mata ciliar. Sabe-se que é necessário conservar 100 m, tanto do lado esquerdo como do direito, dessa mata. O lixo é um dos problemas que mais preocupa, no entanto, a maioria da população de Esperantina, que necessita dessa água, fonte de alimento e também de beleza, vive a degradar. Geralmente os tópicos de conscientização estão voltados diretamente a essa nossa riqueza, mas talvez por falta de educação ou até mesmo ignorância as pessoas estão agindo de forma incorreta, prejudicando a elas mesmo e a população em geral, arriscando um futuro sem infla estrutura para suas gerações que virão.
O Rio chora águas poluídas e as águas reclamam a falta de consciência da população, os peixes buscam oxigênio e as algas não resistem a tamanha negligência. As pessoas ainda não tem noção do quanto nossas águas precisam de nós e nós precisamos dela, pois nada é mais gostoso do que beber um copo de água limpa e saudável, sem impurezas e sem falar na nossa qualidade de vida que se prolonga e nosso coração bate tão feliz.
Muitos crescem vendo esta beleza de nossa cidade, vendo seus costumes e tradições, mais no decorrer do tempo muitas coisas estão mudando e se continuar assim não iremos ter nosso rio, nossas riquezas, nosso alimento para repassar à nossas gerações futuras, onde nosso filhos vão chegar para nós e pedir para falarmos do Rio Longá, neste momento poderá existir apenas lembranças.
Elas (pessoas mal informadas) destroem e poluem, minutos depois querem utilizar novamente. Ignorância decorre da falta de conhecimento. Tudo depende das culturas e dos hábitos de conhecimento.


Texto da Aluna Janna Patrycia do Curso Técnico em Meio Ambiente em homenagem ao dia do Rio Longá (02/05)
Autora

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.