Seminário sobre Animais Silvestres foi realizado em Esperantina.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente
Os animais estão soltos da mesma forma que os "racionais" estão presos em seus costumes.
Ontem aconteceu em nossa cidade um Seminário sobre Educação Ambiental em defesa aos Animais Silvestres realizado pelo Projeto Liberdade & Saúde do IBAMA com parceria com a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de nossa cidade.
O evento aconteceu nas dependências do Clube Recreativo Pricesa do Longá com pouquissímo representantes da área da Educação municipal.
O evento que estava programado para começar as 8:00 começou apenas às 9:05 demonstrando que estamos atrasado culturalmente em defender nossos semelhantes no mundo animal.
A organização da Secretaria deu as boas vindas aos presentes e ao tempo que pediu desculpas pela falhas.
Sandovaldo Moura

Um dos temas: Tráfico de animais silvestres: histórico, situação atual e consequencias foi palestrado pelo Doutor em Ciências de Animais Sandovaldo Gonçalves de Moura (IBAMA).
"A maior mentira que me contaram, quando criança" foi de que QUEM AMA PRENDE". Com esta frase o palestrante começou seu diálogo para os poucos professores, alunos e sociedade civil organizada ou não que ali se fazia presente.
Infelizmente temos muito que evoluir para preservarmos a vida animal. Neste seminário foi possível detectar as falhas culturais deixadas pelos nossos antecedentes quanto a questão de criarmos animais silvestres como se fossem domésticos.
As leis foram demonstradas como forma de punição para quem ainda não têm consciência ambiental e animal.
Um evento como este deveria ser da mais alcance aponto de chegar à Secretaria de Educação e Saúde de nosso município.
Fabiano Pessoa
No turno da Tarde Fabiano Barbosa Pessoa (Diretor do IBAMA no Piauí) palestrou sobre o papel do tráfico de animais silvestres na transmissão de zoonoses.
"Comer caça pode nos trazer doenças a ponto de tirarmos nossas vidas" falou Fabiano.
Foi demonstrado também que tanto Jacú como Tatu pode transmitir muitas doenças ás pessoas.

Fica a lição para nós que animais silvestres devem sim ficar em seu habitat natural para o bem da vida de todos, ou seja, o equilíbrio geral.

Um comentário:

  1. ESSA PALESTRA FOI OTIMA PARA NOS ALUNOS TECNICOS DE MEIO AMBIENTE DA UNIDADE CEEP-LEONARDO DAS DORES QUE ADQUIRIMOS BASTANTE CONHECIMENTO.
    FOI MAIS UMA OPORTUNIDADE DE CONHECEMOS PESSOAS QUE SE IMPORTAM COM O MEIO AMBIENTE E ESPECIFICAMENTE NOSSA FAUNA.
    PARABENS...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.