Você é a favor da Reeleição?

"Quatro anos é pouco para realizar um plano de campanha" com este discurso FHC conseguir modificar a Constituição Federal e implantou, em 1997, a Reeleição no Brasil.
E quem foi o primeiro a se reeleger? O próprio.
A discussão no parlamento brasileiro quanto a reeleição é grande. Tem os que apóiam e outros acham que um mandato de 5 anos é o bastante.
Infelizmente foram os norte-americanos que implantaram este tal de presidencialismo e a reeleição. Digo infelizmente porque muitos copiaram esta forma de governar por acharem que estavam copiando o certo e por ser do país mais rico. A cultura de lá e diferente daqui, então o essencial deveria ser apenas adaptações e nada mais.
Mais vamos deixar este assunto histórico de nado e vamos nos focar mais no especto geográfico.

Pode não querer e afirmarem, mas reeleição tem servido para a perpetuação de muitos grupos políticos no poder. Vejam o exemplo do Maranhão. Este tipo de jogada e conjuntura política pela qual o Brasil passa enfraquece os partidos políticos por que deixar apenas uma única pessoa, durante 8 anos, destacar-se mais do que um grupo todo, ou seja, um partido.

Com esta prática da reeleição, a política regrediu podendo afetar o pleno exercício da democracia.
Este tipo de modelo governamental e político me parece perigoso e atrasado a ponto de apenas poucos e RICOS poderem nos governar.
Não estamos condenados a viver no personalismo porque estamos a caminho da liberdade através do estudo e consequetemente da conscientização humana, ou não?
Atraso ou não, reeleição ou não, fica aqui a observação de que nosso tempo não está perdido. Devemos pensar e agir hoje para o amanhã ser mais confortável, seguro e digno.
Não esqueçam que o princípio basilar da democracia é alternância no poder.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.