A atmosfera que nos rodeia

A atmosfera terrestre tem mais de 800 quilômetros de espessura é formada por gases como o Oxigêncio (21%) e o Nitrogênio (78%), importantes para a nosso existência. Apenas 1% é composta de gases como Metano e Gás Cabônico.
A atmosfera é formada por 5 camadas: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera, Termosfera e Exosfera.
O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente sobe, e é por isso que os alpinistas normalmente levam oxigênio com eles quando escalam altas montanhas. A troposfera é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente.
Troposfera - As condições climáticas acontecem na camada inferior da atmosfera, chamada troposfera. Essa camada se estende até 20 km do solo, no equador, e a aproximadamente 10 km nos pólos.
Estratosfera - A estratosfera chega a 50 km do solo. A temperatura vai de 60ºC negativos na base ao ponte de congelamento na parte de cima. A estratosfera contém ozônio, um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioleta do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio.
Mesosfera - O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera.
Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.
Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).

2 comentários:

  1. Interessante, como todas as coisas sobre o planeta terra... Os animais e Vegetais,Pra mim, são os assusntos q mais mi chamam a atenção... São fascinantes...

    ResponderExcluir
  2. Interessante, como todas as coisas sobre o planeta terra... Os animais e Vegetais, Pra mim, são os assuntos q mais mi chamam a atenção... São fascinantes...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.