Países de industrialização tardia.

Depois da Inglaterra, Bélgica, França e Estados Unidos foi a vez de Alemanha, Japão, Canadá e Itália a se industrializarem.
Por que a Alemanha (3ª Economia do mundo) se industrializou tardiamente em relação aos países pioneiros?
Sua história é marcada por guerras, destruição e reconstrução. Foi derrotada tanto na 1ª como na 2ª Guerra Mundial, foi dividida e mesmo assim conseguiu reunir forças para sair, rapidamente (30 anos) dos destroços e alcançar a 3ª posição dos países mais industrializados do mundo capitalista de hoje.
O Japão foi a 1ª potência a se industrializar na Ásia. Hoje é a 4ª potência econômica do mundo. Mesmo durante a 2ª Guerra, onde foi totalmente arrasada, aprendeu que para se alcançar a meta de um país industrializado é necessário se investir em Educação para gerar capital e consequentemente comprar matéria-prima na qual não tem em seu pequeno subsolo.
Este dois países deram exemplo de trabalho, dedicação, força de vontade e esperança para o mundo ao mostrar que mesmo depois da derrota arrasadora é possível continuar a trabalhar para se auto-recuperar.
Agora é a vez do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) a se industrializarem de forma efetiva a ponto de lutarem por uma vaga no cenário mundial dos países fortes e relevantes para as decisões que nos oriente para um futuro melhor.

12 comentários:

Tecnologia do Blogger.