Esperantina e seus Resíduos Sólidos.

Arquivo pessoal
A Lei da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) - 12305/2010 regulamenta e institua várias obrigações para todos os municípios brasileiros. Entre estas obrigações temos a Coleta Seletiva, Construção de Aterros Sanitários, extinção de Lixões entre outras.
Esta Lei não se aplica aos Rejeitos Radioativos, que são regulados por legislação específica.

Novos tempos e os mesmos lixos nos atormentam todos os dias seja em casa, no trabalho, na rua, na escola. Ao tempo que consumimos criamos resíduos sólidos, portanto não deixaremos de produzir lixo. A diferença agora é que temos normas para direcionar para onde levar e como levar este lixo.
Esperantina além de ter novo Gestor agora também têm novo Secretário de Meio Ambiente, apesar de que ainda continuamos com o mesmo lixão, com a mesma sujeira.
Depois de uma manhã de conversação entre o poder público municipal e os trabalhadores da limpeza pública de nossa querida e suja cidade, realizada na prefeitura municipal, novos carros coletores de lixão começaram a trabalhar. Em pleno Sábado os novos carros inadequados da limpeza pública, diga de passagem, estavam a todo vapor recolhendo o lixo acumulado pela gestão passada.

Sabemos que não basta apenas agradar alguns mortais contratando seus carros para a limpeza, sabemos que não basta apenas recolher de qualquer forma este nosso lixo, sabemos que não basta levar para um LIXÃO esta nossa podridão de criação, sabemos que não basta pagar direitinho os funcionários no fim do mês, sabemos que não basta trocar de secretário se o problema é mais embaixo e sórdido.
A conscientização faz parte, mas não é tudo. Este problema é social, portanto sociedade, Poder Executivo e LEGISLATIVO devem encontrar meios, respeitando as leis ambientais, para diminuir a imundice que assola nossa cidade.
O TCE do estado irá, através da Presidente Waltânia Alvarenga, promover uma Audiência Pública no mês de Abril do corrente ano para tratar sobre estes problemas nos municípios piauienses. 
Vamos esperar para ver se o gestor municipal tem a boa vontade de limpar, as ruas e a política, a nossa querida Esperantina.

2 comentários:

  1. moro nas proximidades do lixão de esperantina i mal cheio estar inaguentavel...
    quando estamos almoçando ou jantando a catinga ta em cima!!!
    eita catinga danada!!!!kkk

    KD O "QUERIDO PREFEITO ESCOLHIDO"...
    caso ele queira aparecer por la fica o endereço:furna da onça !!!



    ResponderExcluir
  2. OBS:COMENTARIO SOB ODOR DO LIXÃO!!!

    ASSINA: TECNICA EM MEIO AMBIENTE....


    DENISE SILVA BORGES
    EUUU TBM TOINHA...KKKK

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.