Correntes do Pensamento Geográfico - 7ª: GEOGRAFIA AMBIENTAL

Desertificação em Gilgués-PI. Foto - panoramio.com
Perto de começar as aulas da Rede Estadual tanto do Piauí como do Maranhão onde trabalho não poderia de mencionar mais uma Corrente do Pensamento Geográfico.

A vez é da GEOGRAFIA AMBIENTAL: esta corrente faz parte de um ramo da Geografia que descreve os aspectos espaciais da interação entre o homem e o mundo natural. Requer o entendimento dos aspectos tradicionais da Geografia física e humana, assim como os modos que as sociedades conceitualizam o ambiente. 
Emergiu como um ponto de ligação entre a Geografia Física e Humana como resultado do aumento da especialização destes dois campos de estudo. Como a relação do homem com o ambiente tem aumentado em consequencia da Globalização e da mudança tecnológica, uma nova aproximação é necessária para entender esta relação dinâmica e mutável.

Defender o Meio Ambiente é uma necessidade para a sobrevivência de quem este por milhares de anos apenas destruído o que é nosso. A partir da década de 1970 é que o Homem se deu conta de que caso não fizesse nada para diminuir a problemática ambiental seu futuro seria muito curto. Só assim nasceu este ramo da Geografia chamado de Ambiental.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.