Inverno com chuvas em Esperantina-PI

Arquivo pessoal.
Devido à proximidade da Linha do Equador (Zona Climática Tropical) a região Nordeste tem apenas 02 estações bem definidas (Verão chuvoso que vai de 21/12 à 21/03 e Inverno seco que vai de 21/06 à 21/09). Isso não quer dizer que as outras 02 estações (primavera que vai de 21/09 à 21/12 e outono que vai de 21/03 à 21/06) não exista para nós.

A questão é: Esperantina não está acostumada vivenciar as férias de Julho em baixo de chuvas. 
E o que explica estas chuvas de Julho?

De acordo com Marcelo Pinheiro, meteorologista da Climatempo, a ocorrência dessas chuvas se deve principalmente ao resfriamento das águas do Oceano Pacífico, fenômeno conhecido por La Niña contribuindo assim para a formação de nuvens carregadas e consequentemente muita precipitação (chuvas).
Os episódios La Niña permitem, algumas vezes, a chegada de frentes frias.

Devemos dizer ainda que o nosso clima não mudou, apenas o tempo que está tendo variações em especial nos fins de tarde para a alegria de todos os agricultores de nossa região. Parece que para a gestão atual não é bom, pois dessa forma vão ter que sair do estado de emergência.

Fico triste em ter que ouvir pessoas dizerem que o clima está bom, está gostoso ou coisa desse tipo. O clima que predomina em Esperantina é o TROPICAL e tão cedo isto vai mudar. Ao contrário, o tempo sempre muda. Pela manhã o tempo está propício para não sair da cama. Meio dia o tempo está pegando fogo a ponto de termos vontade de banhar de piscina ou mesmo de LONGÁ. Já no fim da tarde a vontade é relembrar a infância tomando banho de chuva devido o tempo está favorável para tanto.

Independente de datas ou meses o bom mesmo é ver cair água lá do céu molhando esta terra desgastada com tanta dor provocada por homens sem dó.

"O meu sertão agradece, as chuvas que Deus mandar" Francisco Rarisovaldo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.