Mais uma tentativa.

Os alunos dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente do CEEP Leonardo das Dores tanto os que estão entrando agora do 1º "F" como os que estão saindo do 4º "F" estiveram tendo mais uma aula de campo nesta manhã de terça-feira (20/08/13) com os professores Patrocolo da Silveira e este que vos escreve bem com o Secretário de Meio Ambiente do nosso município Marcos Queiroz e com as Coordenadoras de Estágio Maninha Amorim e Francisca Maria Marques na Fazendo Massapé, 8 km de distância do perímetro urbano de Esperantina, aprimorando seus conhecimentos na prática. Prática esta que está longe de ser prioridade durante os cursos técnicos dessa instituição de ensino. Infelizmente.
Por volta das 7h45min os alunos já estavam adquirindo conhecimento sobre o Projeto de Roça Orgânica integrada à criação de gado caprino e suíno daquela localidade. 
Tudo se aproveita de forma sustentável na fazenda. E o resultado já está sendo colhido. Há pouco mais de dois anos este projeto que tem como chefe Marcelo Quaresma (um ex-aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente do CEEP Leonardo das Dores) vem sendo desenvolvido com assistência técnica da última equipe da Secretaria de Agricultura do município tendo como chefe Patrocolo da Silveira.
Quase tudo é orgânico na fazendo e os alunos aprenderam a importância de se trabalhar com esta técnica. Sem falar no reaproveitamento das fezes dos animais para a roça e dos restos vegetais para alimentação dos animais.
O solo, a água, os nutrientes de ambos, o clima e a boa vontade e especialização da mão de obra foram muitos citados nas discussões dessa aula tão valiosa para os alunos e professore.

Em mais uma tentativa de qualificar ainda mais nossos futuros profissionais da área ambiental é que desejamos que estas aulas continue. 










Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.