Qual a diferença de CHÃO para SOLO?

Na perspectiva de aprimorar nossos conhecimentos sobre as definições, classificações e formação dos SOLOS, o professor de Geografia (este que vos escreve) e alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática realizaram no dia 16/08 uma aula de campo mais precisamente no Bairro Rural de nossa querida e quase esquecida cidade. No local se encontra o Morro do Careca (popularmente conhecido como Morro do Paredão), área marcada pela ação do homem.

O que é mesmo Solo? Para a mineração é uma coisa, já para a ecologia é outra coisa. No entanto a Geografia define como sendo uma parte natural e integrada à paisagem que dá suporte à plantas que nele se desenvolvem (Eustáquio de Sene e João Carlos Moreira).

Na área estudada foi possível observar os perfis do solo, a degradação e desmatamento feito pelo homem e também as causas e consequências da erosão para a sociedade do entorno.
Foi mencionado que a área não está sendo devidamente cuidada pelo poder público e isso pode agravar muito a qualidade vida das pessoas do referido bairro.
Os alunos aprenderam quais são os solos mais aproveitáveis para agricultura, os componentes que  os constituem e quase todas as técnicas utilizadas hoje em dia em defesa dessa riqueza chamada de solo.
Quando questionados sobre a diferença entre chão e solo, muito dos alunos já começaram a sorrir sem saber o que dizer. Logo aprenderam que enquanto o solo dar vida às plantas o chão não passa de um terreno sem vida.

"Sou o que eu penso, para vocês, sou o que eu transmito".





7 comentários:

  1. Não goste nada disto, eu perguntei qual a diferença de solo para o chão e me respondi isto não dá né gente

    ResponderExcluir
  2. Nada a ver com o assunto eu perguntei a diferença do chão para o solo e não o que é solo e além disso eu não quero saber como os seus aluninhos fizeram para descobrir...

    ResponderExcluir
  3. Meus deus não ajudo e nada muito obgd

    ResponderExcluir
  4. que bosta eu perguntei a diferença e não o que é cada um seu burro

    ResponderExcluir
  5. muito ruim mesmo. coloquei nesse site achando que teria respostas para minha tarefa,mas pelo visto esse é só um site que acha que sabe das coisas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.