A Copa do Mundo e as Oportunidades

Evento é a chance de trazer o estudo da geografia para o dia a dia em sala de aula e também para discutir pontos nevrálgicos com relação ao investimento de políticas públicas no País

A Copa do Mundo de futebol a ser realizada em nosso País em 2014, considerada por muitos como um dos dois maiores eventos esportivos do mundo (logo teremos o outro – as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016), irá propiciar diversas oportunidades aos brasileiros e ao País em variados setores. Podemos citar alguns: geração de empregos, aprendizagem de outros idiomas, melhorias na infraestrutura como: rodovias, aeroportos, sistemas de transportes, entre outros. Porém, como geógrafo, não posso deixar de mencionar os danos causados pelas desapropriações forçadas de moradias e comércios, investimentos públicos inadequados, transtornos no trânsito, gastos de recursos públicos desnecessários, principalmente em estádios de futebol em detrimento de outras antigas prioridades, como melhoria da saúde, educação, segurança pública, saneamento, habitação e mobilidade urbana.
O evento é uma boa oportunidade para os brasileiros conhecerem as diferentes regiões do País, que tem dimensão continental. E por ser tão grande, tem variadas características geográ cas: clima, vegetação e relevo diversi cam bastante dependendo da região.
 
Oportunidade
Então surge outra nova oportunidade, agora para os professores de geografia e seus alunos. Aliando o futebol – um assunto que agrada muitos alunos – à Geogra fia é possível obter bons resultados. Como a Copa do Mundo de 2014 terá jogos em cidades de diferentes regiões brasileiras, o professor pode aproveitar para desenvolver um trabalho com os alunos estudando os aspectos geográficos das regiões.
Enfim, também os estados das cidades sedes podem ser objetos de estudos, abordando suas histórias, outras cidades importantes, bacias hidrográficas, culturas, curiosidades e, claro, os estádios, principais palcos do grandioso evento.

Artigo - Marcelo Alberto da Cunha

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.