ENEM - prova dos nove

O Exame Nacional do Ensino Médio 2014 será realizado hoje e amanhã.
A prova que está em jogo não é apenas as dos dois dias de aplicação e mais a temida redação. A prova que está em jogo vai mais do que uma simples conta de matemática ou uma análise geográfica da realidade das cinco regiões brasileiras com suas inúmeras formas de ensinar, disciplinar, educar os jovens. 
A prova que estamos nos referindo diz respeito de como está o sistema educacional, os professores e os alunos/estudantes perante uma educação fragilizada que está atrás de muitos país pelo mundo afora em conceitos de eficiência e transformação de uma sociedade.
O ENEM 2014 será mais uma vez a porta para o Ensino Superior de muitos estudantes, enquanto muitos alunos irão se deparar que precisam esquecer um pouco a vida banal e se dedicar ao mundo dos estudos.

Ouço vários alunos falar que irão testar seus conhecimentos no ENEM, ao tempo que observo muitos estudantes almejando uma tão sonhada vaga no ensino superior para darem continuidades aos seus estudos.

Tanto os professores como os alunos/estudantes terão mais uma oportunidade de se autoavaliarem quanto aos seus conhecimentos, suas técnicas de ensino e aprendizado.
De perto podemos observar que mesmo em teste mensais muitos alunos estão deixando a desejar quanto a notas e principalmente ao comportamento de quererem melhorar sempre.
Alunos que tiram notas abaixo de 6,0 em um mês, tem a proeza de tirar uma note menor do que a do mês anterior e mesmo assim dizem que irão fazer o ENEM para conseguirem chegar ao Ensino Superior.

De sorte em sorte, as lamentações tem crescido. Ou estuda para valer ou a educação continuara a absolver apenas a minoria contribuindo para aumentar, ainda mais, a seletividade e desigualdade educacional que reina em nosso sistema.

Mesmo assim espero, sem contar com a sorte, que todos os alunos e, não só os meus, se saiam bem neste exame. 

Fto-cafezados.blogs

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.