Livrai-nos São Sebastião

Você que foi um soldado em defesa do povo, oh São Sebastião, vos roco para que sejamos libertos das gigantescas homílias do atual pároco em Esperantina.

Esperantinenses e visitantes vocês já descansaram do longo tempo que tiveram que ouvir os enormes sermões feitos durante o Festejo em comemoração ao Co-padroeiro de Esperantina?

Eu só fui uma noite, perdoai-me, e até hoje não descansei o bastante para entender para quer duas horas de missa, sendo que uma hora é para a missa propriamente dita e a outra uma hora para conversas mundanas do atual pároco. Zulive!
A missa é dividida em quatro partes:
* Ritos Iniciais;
* Rito da Palavra;
* Rito Sacramental e;
* Ritos Finais.

Os Ritos Iniciais, como a própria palavra fala, serve para a preparação à liturgia. Os mesmos se dividem em:
* Comentário inicial;
* Canto de entrada;
* Saudação;
* Ato penitencial;
* Hino de louvor e;
* Oração da coleta.

O Rito da Palavra é segunda parte mais importante da missa, ficando atrás somente do Rito Sacramental.
Este Rito da Palavra se divide em:
* Primeira leitura;
* Salmo responsorial;
* Segunda leitura;
* Canto de aclamação ao Evangelho;
* Evangelho;
* Homília;
* Profissão de Fé (Credo) e;
* Oração da comunidade.

Depois do Rito da Palavra, vem a parte mais importante da Missa, o Rito Sacramental, pois neste é que a Igreja torna presente o sacrifício que Cristo fez para nossa salvação.

No entanto, quando se chega nesta parte, o sacrifício de termos que ouvir sermões parecidos com o do ex-pároco Ernesto, já é o suficiente para pagarmos todos os nossos pecados da semana.

Por que as missas do Padre Bernardo são apenas de uma hora? Será porque ele deixa a vida dos outros em paz ou é porque ele deixa de realizar alguma parte da missa?

Depois dos atos do Rito Sacramental (apresentação das oferendas, a oração eucarística, rito da comunhão) vem os Ritos Finais (saudação, avisos, benção final e despedida).

E aqui ficam minhas orações à São Sebastião para que as missas de 2016 seja apenas referente à palavra de Deus e não mais do que isso.

Fto - cidadeverde

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.