Produção de energia eólica na serra

Antes uma atividade tipicamente do litoral, agora a produção de energia eólica adentra o interior dos estados e até mesmo do Brasil como um todo.

O estado do Ceará é dos pioneiros na produção de energia eólica no Nordeste e até mesmo do Brasil.
Há bem pouco tempo era o estado nordestino que mais produzia este tipo de energia limpa. Hoje se encontra apenas em 4º.

Com o intuito de voltar a liderar esta produção energética, tem investido pesado nos últimos anos no setor. Para isso a primeira estratégia foi descobrir, longe do litoral, regiões potenciais na geração dessa energia conciliando com as barreiras ambientais que ainda dificultam a instalação desse projeto.
E encontraram.

E já está sendo construído o Parque Eólico da Serra da Ibiapaba mais precisamente nas cidades de Tianguá e Ubajara.
A responsável pela construção é SERVTEC ENERGIA em parceria com Fundos de Pensão e logo...logo deverá ficar pronto. No entanto, para entrar em operação, ainda irá demorar um pouco devido a CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) não instalado as linhas de transmissão.

O projeto está estimado em torno de R$ 550 milhões e irá produzir mais ou menos 100 MW fazendo com que a produção cearense de energia eólica o deixe no patamar dos primeiros estados no ranking de produção como em tempos recentes.

O local foi escolhido por duas razões: potencial em ventos e facilidades em conseguir licenças ambientais por ser uma região onde não se encontram facilmente fontes hídricas muito menos sociedades indígenas, fatores este que faz demorar a liberação ambiental.

Com isso o Meio Ambiente agradece bem como a população cearense por contar com mais disponibilidade de energia.

Fto - portaldaibiapaba

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.