Política e Poder

Quando você pensa em política, o que vem à sua cabeça?
Provavelmente algo relacionado ao governo, às pessoas que administram a cidade, o estado ou o país. Você talvez pense nas eleições, em candidatos, no voto.
Talvez tenha uma opinião desfavorável: política tem haver com corrupção, provavelmente pense assim.

Para entendermos melhor este conceito - política - devemos partir da ligação ao Poder. 
O alemão Max Weber mostrou que o centro da atividade política é a busca pelo Poder.
Portanto, os políticos querem apenas terem influência de mandar e desmandar em todas as esferas sociais, querem ter influência de impor suas vontades sobre as dos outros.

Temos algumas formas de poder, consideradas simples: um ladrão, com arma em mãos, lhe ordena passar seus pertences; o policial prende o ladrão, mesmo sem sua vontade. Preste atenção que alguém obriga outro alguém a fazer alguma coisa por meio de ameaça de violência física.

Mas esta forma de poder é limitada. Esta ameaça de violência é frágil. O ladrão só pode exercer seu poder sobre pequenos grupos de pessoas.

Por outro lado, quando se faz necessário exercer o poder perante muitas pessoas ao mesmo tempo é preciso usar outras formas de poder.

O mesmo alemão Max Weber encontrou a obediência de um grande grupo de pessoas e a chamou de DOMINAÇÃO. Esta dominação precisa de legitimidade, precisa convencer as pessoas de que é certo obedecer.

Os três legítimos tipos de dominação são:

* Dominação Tradicional - aqui a base é o costume. Em monarquias é fácil encontrarmos este tipo de dominação. Dizem assim: "sempre foi assim, não há porque mudar". Algo parecido com a naturalidade das coisas.

* Dominação Racional-Legal - aqui a base é a crença de que o certo é obedecer a Lei. Funcionários públicos, que passaram em concurso público, que cumpre com suas obrigações são regidos por este tipo de dominação.

* Dominação Carismática - a base aqui é de que o líder político possui qualidades excepcionais, dons extraordinários, quase um envidado por Deus. Os liderados dão até a vida por estes.

O assunto é complexo, mais é importante para nosso cotidiano. Devemos refletir sobre estes poderes, estas dominações. E o caminho mais fácil de nos tornarmos verdadeiramente livre é estudar sempre os dois lados da geografia.

Fto - satirinhas  

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.