Alunos simulam Plebiscito

Aluno votando
Com o desejo de colocar os alunos dos 3ºs Anos, Manhã, do CEEP Leonardo das Dores, em discussão sobre os interesses de alguns políticos em dividir o Brasil em mais estados, de 26 para 39, e também sobre a criação de novos municípios brasileiros, a disciplina de Geografia, através de seu professor, criou um debate de quem dos anos são ou não a favor dessa nova divisão regional do Brasil.

E o caminho foi uma simulação de um Plebiscito nas três salas de aula.

Plebiscito é uma consulta ao Povo antes de uma Lei ser constituída, de modo a aprovar ou rejeitar as opções que lhe são propostas.

O resultado foi o esperado, tendo como ponto de referência os conhecimentos prévios de cada turma.
Existe desde 2011 um Projeto de Lei no Congresso Nacional para dividir o Brasil em 39 estados.
Inclusive o Piauí poderá sofrer uma nova configuração espacial de seu território onde na atual região Sul de nosso estado poderá se transformar em um novo estado que se chamará de Gurgueia.

De todos os estados que poderão sofrer uma nova divisão, apenas o estado do Pará já realizou um Plebiscito para ouvir da população se a mesma quer não quer essa nova divisão. 
A população disse NÃO a esta nova divisão.

Mais recentemente a Presidente afastada Dilma Rousseff barrou a criação de novos municípios no estado do Piauí.

Na pauta de novas cidades para o nosso estado, estava o maior povoado rural de Esperantina - Lagoa Seca.

Tendo como referência esta nova cidade, o plebiscito em sala de aula com os aluno dos cursos de Hospedagem, Agente Comunitário de Saúde e Manutenção e Suporte em Informática decidiram, em sua maioria, que o povoado da Lagoa Seca deveria passar a ser cidade.

Aqui foi apenas um pequeno exemplo de que nossa juventude estudantil pode sim interferir, decisivamente, nas escolhas políticas socais de nossa cidade, de nosso estado, de nosso país. Basta dar-lhes ouvido.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.