Estatísticas eleitorais 2016 de Magalhães de Almeida-MA

Magalhães de Almeida- MA é uma cidade com pouco mais de 18.000 habitantes e 12.900 eleitores.

Está situada a mais de 400 km da capital São Luis, mais precisamente no Baixo Parnaíba, divisa com o estado do Piauí próximo a cidade de Joaquim Pires.

Há 20 anos é governada por um mesmo grupo político.

Como qualquer outra cidade do Brasil, Magalhães de Almeida sofre com as mazelas oriundas da falta de políticas públicas para todos.

Para conhecermos melhor os números políticos sociais de cada cidade brasileira o Tribunal Superior Eleitoral divulgou as estatísticas eleitorais de todas as cidades de nosso país em seu site.
Observando a Pirâmide Etária, fica constatado que a faixa etária de maior eleitores é entre 30 e 34 anos de idade.
Este grupo de eleitores é composta de mais ou menos 1500 pessoas.
Estes adultos, pelo menos na idade, pode sim ajudar eleger muitos candidatos a vereadores e qualquer dos 03 candidatos a gestor municipal. 

De acordo com a imagem percebemos que a maior parte dos eleitores de Magalhães de Almeida é do sexo Masculino (52%).
De certe forma, pode acontecer um machismo na hora de correr atrás dos eleitores.
São mais de 6700 eleitores homens em Magalhães de Almeida.



No entanto, a balança que pode decidir as eleições em Magalhães de Almeida este ano está nesta tabela que demonstra o Grau de Instrução educacional dos magalhenses.

Observe que apenas 0,58 % dos eleitores de Magalhães de Almeida tem Ensino Superior completo.
É mais ou menos 70 eleitores.
A tristeza que vejo neste número é que boa parte desses 70 eleitores, mesmo com os esclarecimentos educacionais que tem, ainda votam e pedem votos para o atual gestor e candidato a reeleição.
Boa parte desses 70 eleitores estão com 2, 3, 4, 5, 6 meses de salários atrasados em todas os setores do funcionalismo público.
Estes eleitores que tem ensino superior, trabalham para prefeitura e estão com salários atrasados e ainda assim votam e pedem votos para o atual gestor estão pedindo para continuarem trabalhando de forma voluntária. Como se fosse assim: ganhe meu prefeito, pois eu quero continuar sem receber o que é meu de direito - salário.

Não dar para entender esta politicagem.

O maior grupo de eleitores quanto ao grau de instrução educacional é o dos que tem ensino fundamental incompleto, ou seja, não terminaram o 9º ano do ensino fundamental maior. Estes são 27,7%, ou seja, mais ou menos 3.490 eleitores. 
Estes são mais vulneráveis a favores paliativos, o que infelizmente deixa o processo eleitoral menos justo.

Vamos acordar para os números, pois eles podem fazer a diferença neste de cidadania chamado de Eleição.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.