Pular para o conteúdo principal

Terceira edição do Festival do Peixe

Os preparativos estão a todo vapor para a realização do III Festival do Peixe em Esperantina, norte do Piauí.

O Festival já foi lançado oficialmente para todo o estado (10/07) na capital Teresina com a presença do governador W. Dias e imprensa estadual.

Prefeitura Municipal, governo do estado, Secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, CODESVAF, SENAI, SEBRAE, SECULT, Corpo de Bombeiros, Secretárias de Segurança e Comunicação, Câmara Setorial e Banco do Nordeste estão juntos na produção desse festival que muito irá agitar a cidade de Esperantina de 20 a 23 do corrente mês.

Inúmeras atividades esportivas, culturais e empresariais serão desenvolvidas durante estes quatros dias de homenagem ao setor da piscicultura esperantinense.


O mercado do peixe em Esperantina é forte, movimenta milhares de reais todos os meses, empregam muitos donos de famílias e gera renda para todo o Território dos Cocais.
Infelizmente ainda não há uma cultura alimentar voltada para este saudável alimento.
A tendência é melhorar.

Recentemente a cidade ganhou um mercado do peixe cru (alimento de origem oriental) e isso só favorece o fim do paradigma da carne vermelha que tanto faz mal a saúde humana.

Por outro lado, não posso deixar de terçar críticas:
Primeira: o que tem sido feito para preservar o Rio Longá, 'berço' do peixe local? Sei que a maior parte do peixe criado em Esperantina vem de cativeiros, no entanto, ficará sem sentido fazer uma Festa do Peixe com um símbolo hídrico MORTO.
Os próprios cativeiros estão matando o rio Longá.
Alguma coisa, e rápido, deve ser feito.

Segunda: por que o ensaio dos candidatos do peixe foi feito no litoral (praia) e não no próprio Rio Longá em especial no símbolo turístico esperantinense Cachoeira do Urubu?
Afinal de conta o peixe também vive no mar, no entanto, a festa que se comemora aqui está relacionada às espécies de água doce e não salgada.
Ficou estranho este ensaio no litoral.

Terceira: a segurança alimentar é importante para termos uma vida longa e próspera. A segurança pública também. Esperantina hoje morre pela boca por falta de segurança pública. O que está sendo feio para que a população em geral, que irá prestigiar este evento, não morra de medo e nem de morte morrida por conta da grandiosa bandidagem que existe entre nós os dias atuais?

Outra, existirá distribuição de peixes assados gratuitamente como acontece na Festa Nacional do Peixe?

"O sábio não se exibe e por isso brilha" (Lao Tsu)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bom dia ou Boa Tarde?

Alguns seres classificam esta diferença entre dar um BOM DIA ou BOA TARDE levando em conta o ALMOÇO e não as horas do movimento de Rotação da Terra. Você já foi corrigindo quando desejou um BOM DIA para quem já tinha almoçado? Provavelmente que sim. As indesejadas situações onde somos corrigidos quanto as felicitações de gentileza muitas das vezes não são agradáveis. Então quando devemos desejar BOM DIA, BOA TARDE? Depende das horas e não do almoço em si. Os cronologistas não aceitam esta afirmativa. Para os cronologistas o DIA tem 24 horas, portanto, desde que você esteja dentro desse período sempre será "dia". Como será você chegar na casa do (a) namorado (a) a partir das 21:00 hs e dar um BOM DIA em plena noite? No mínimo será cogitado de doido(a) ou bêbado(a). Independente da gentileza que queira passar ou até mesmo a educação que recebeu dos pais e familiares em geral o mais adequado é que das 06:00 hs até as 12:00 hs você deve dar um BOM DIA e depois do meio dia até a…

Países de industrialização tardia.

Depois da Inglaterra, Bélgica, França e Estados Unidos foi a vez de Alemanha, Japão, Canadá e Itália a se industrializarem. Por que a Alemanha (3ª Economia do mundo) se industrializou tardiamente em relação aos países pioneiros? Sua história é marcada por guerras, destruição e reconstrução. Foi derrotada tanto na 1ª como na 2ª Guerra Mundial, foi dividida e mesmo assim conseguiu reunir forças para sair, rapidamente (30 anos) dos destroços e alcançar a 3ª posição dos países mais industrializados do mundo capitalista de hoje. O Japão foi a 1ª potência a se industrializar na Ásia. Hoje é a 4ª potência econômica do mundo. Mesmo durante a 2ª Guerra, onde foi totalmente arrasada, aprendeu que para se alcançar a meta de um país industrializado é necessário se investir em Educação para gerar capital e consequentemente comprar matéria-prima na qual não tem em seu pequeno subsolo. Este dois países deram exemplo de trabalho, dedicação, força de vontade e esperança para o mundo ao mostrar que me…

Não plante Nim Indiano

Especialistas de várias áreas, biólogos, geógrafos, pesquisadores, do estado do Ceará estão preocupados com a morte do bioma Caatinga naquele estado por conta do plantio desenfreado do Nim Indiano (Azadirachta). indica A. Juss.

Estes especialistas defendem esta tese com base em observações in locus nestes últimos 10 anos.

A região de Inhamuns, sudoeste do estado do Ceará, está sofrendo com a proliferação do Nim Indiano - planta exótica oriunda da Índia. 

Invés de plantar árvores nativas da Caatinga, a população em geral e o Estado estão preferindo o Nim. 

..."a espécie Nim se alimenta dos microrganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora, tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle, é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região", explica Jorge de Moura, secretário executivo do Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc).