Professores celetistas estão paralisados

Diante do não pagamento de dois meses de atrasos boa parte dos professores celetistas da rede estadual de ensino de Esperantina paralisaram suas atividades profissionais a partir dessa sexta feira (11-05), pois as pessoais há muito tempo já estavam paradas por falta de dinheiro.

Sem esses dois meses de salário não é possível um professor pagar suas contas em dias, sair com a família para comer pelo menos um espertinho muito menos fazer o supermercado de forma que possam ter uma boa alimentação para ter forças para ir trabalhar.
Parte dos professores celetistas de Esperantina revoltados com a falta de compromisso por parte do governo do estado se reuniram com o Supervisor de Ensino da Rede Estadual de Esperantina Edmílson Araújo na manhã dessa Sexta Feira (11-05) para saber o posicionamento do governo do estado quanto aos dois, três meses de salários atrasados e também sobre a valor abaixo do salário mínimo pago atualmente a estes profissionais da educação.

Os responsáveis pela folha de pagamento da SEDUC-PI informaram ao supervisor que alguns atrasos de salários são por conta do atraso na entrega de documentos dos professores.
Outros atrasos são mesmo pela dificuldade de caixa do estado, pois a crise está forte quanto as verbas próprias do Piauí.
Os efetivos são pagos pelo FUNDEB enquanto os celetistas são pagos pelo Tesouro Estadual.

E o que irão fazer?

Edmílson Araújo informou as professores presentes que o mês de Março será pago em folha complementar depois que terminarem a folha de pagamento do mês de Abril. Essa termina segunda feira (14-05), portanto provavelmente até o início da próxima folha de pagamento que será de Maio.

Quanto ao mês de Fevereiro, o supervisor informou que será pago somente entre os dias 14 e 27 de Junho.  

Com apenas estas promessas, os professores celetistas, em boa parte, resolveram paralisar suas atividades em sala de aula enquanto não sair pelo menos o mês de Março. Depois disso, voltaremos para sala de aula na esperança de receber o mês de fevereiro, mas se novamente atrasar o mês de fevereiro, o jeito será os professores entrarem de férias logo.

Quanto ao posicionamento de alguns diretores, principalmente os da zona rural, que não estão sensíveis à causa da classe, o que posso dizer é que não se esqueçam que antes de serem diretores vocês são professores.   

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.