Por que o Peixe é tão caro durante o Festival do Peixe?

A economia brasileira está de mal a pior.
Dívida externa e interna estão fora de controle.

Para piorar temos um governo de elite que vira as costas para os mais pobres.

Como justificativa este governo dar a cada dia arrochos salariais e financeiros na classe mais pobre.

Dizem que o problema de hoje nas contas públicas foi feito apenas nos últimos 15 anos, mas sabemos que a redemocratização começou há 33.

Nos próximo dias veremos e sentiremos mais um descontrole econômico que não consigo entender muito bem.

Uma Lei da Oferta e da Procura nos mostra, e prova, que nos períodos em que a oferta de um produto é maior do que a procura, o preço do produto tende a cair.
Por outro lado, quando a procura é maior do que a oferta a tendência é aumentar o preço.

Então vamos à análise: apesar de que Esperantina é a cidade do peixe muitos esperantinenses não consome esta carne branca. Isso quer dizer que a procura é pequena, portanto o preço durante todo o ano deve ser baixo, e é.
Agora durante o festival do Peixe a procura por este produto continuará pequena, pois o esperantinense não passará a gostar de peixe da noite para o dia somente por causa de um festival, sendo assim o preço do peixe deverá ser BAIXO, principalmente porque a oferta será ainda maior.

Vocês podem até dizer assim: mas professor a procura por peixe será maior porque outras pessoas de outras cidades também irão procurar este produto aumentando assim a procura, consequentemente o preço tende a aumentar mesmo.

Respondo: duvido se a equação bate adequadamente. Pensem comigo: para valorizar o produto nesta festa que celebra o produto, os negócios de todo um ano, os produtores e organização do evento eleva o produto e consequentemente a isso o que acontece? Só diminui a procura. 
Muitos já não gostam de peixe, imagine ele sendo mais caro do que os olhos e o bucho.

Eu mesmo, gosto e preciso comer peixe três vezes por semana durante todo o ano. Sabe qual o período do ano que como menos peixe? Exatamente durante a Semana do Festival, pois o valor desse produto vai às alturas.

Acho que o mercado financeiro do Peixe em Esperantina está equivocado. Se o preço fosse igual ou até mesmo mais barato do que o costume a tendência era celebra ainda mais esta riqueza vendendo mais produtos para os conterrâneos e visitantes. E outra, quem sabe quem não goste de peixe passe a gostar pelo simples fato de ser um produto mais acessível aos bolsos de cada cidadão?


Mesmo com tantos peixes caros, a Terra do Peixe é  continua sendo Aqui! 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.