O que é crítica?

Para os desinformados esta palavra significa "falar mal" de alguma coisa ou de alguém.
Não sabem estes desinformados que a crítica dentro das ciências sociais começou com Karl Marx - o socialista alemão, ou seja, antes da primeira Grande Guerra Mundial.

Karl Marx falou: "... os filósofos somente têm interpretado, de várias maneiras, o mundo. A questão principal é transformá-lo".

O que Karl Marx quis dizer foi: a crítica não é apenas apontar, explicar muito menos descrever, é tudo isso com a intenção, e ação, de mudar algo.

A crítica dentro de umas das áreas da ciência social - a Geografia - nasceu na década de 1970 na França. Yves Lacoste, geógrafo e geopolítico francês, foi o responsável, na vida acadêmica, pelo surgimento da prática geográfica de descrever os fatos com a intenção de transformá-los.

No sentido comum, a palavra crítica, como já disse no início do texto, é vista como algo negativo, desfavorável, ou seja, criticar é falar mal de alguém, de alguma coisa.
Por outro lado, dentro do conceito filosófico e científico, crítica é um procedimento que implica discernimento, critério, apreciação minuciosa e julgamento que não precisa ser negativo.

Crítica é sim positiva, aquela que chamam de construtiva. Ela se faz necessária para o aprimoramento do conhecimento.

A palavra crítica vem do greto kritikòs. Significa examinar ou julgar alguma coisa.

Para os gregos nada mais é do que uma reflexão.

Já outro francês, Michel Foucault, data o momento em que a crítica passa a ter significado político.
Foi por volta dos séculos XV e XVI quando a palavra crítica começa a denotar um tipo de posição política, uma oposição ao ato de governar, que naquele tempo o mundo ocidental (Europa Ocidental) passava por uma monarquia absolutista.
Para se contrapor aos "desejos" do todo poderoso Rei, alguns homens passaram a descordar de algumas decisões do absolutista.

Immanuel Kant, alemão para os dias atuais, foi o responsável pela Crítica Moderna. Seu livro Crítica da Razão Pura, que eu particularmente não li, foi o divisor para esta modernidade da crítica.
Portanto, para Kant, crítica é um projeto de autonomia, de libertação da razão das amarras do autoritarismo, do tradicionalismo e das crendices.

Então vamos aprender a ser críticos não é mesmo?

Fto - pensarbemviverbem

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.