Prefeitura fecha escola para o Ensino Médio

A divisão de responsabilidades na educação brasileira é de grande importância, pois além de facilitar o acesso de nossas crianças ao direito de ter uma boa educação facilita a administração das três esferas de poder: municípios, estado e União.

A educação, direito social de todos os brasileiros de acordo com Carta Magna, não deveria ser mero instrumento de manobra dos políticos que acham que estão apenas fazendo favores ao ofertar este direito à sociedade.

Os municípios são responsáveis pela educação Infantil e Ensino Fundamental Menor, os estados têm a responsabilidade pelo Ensino Médio podendo gerir o Ensino Fundamental Maior enquanto a União tem a responsabilidade de coordenação financeira e técnica da educação além de gerir as Universidades.

Nos mais remotos cantos do país presenciamos atitudes políticas partidárias envergonhosas quanto a esta oferta de uma educação de qualidade.

E no estado do Maranhão, berço da família Sarney é importante lembrar, esta oferta ainda é tímida, apesar de que alguns gestores municipais insistem que o ditado inglês que diz "não há nada ruim que não possa piorar" se torne uma realidade brasileira.

O Estado do Maranhão tem parcerias com as prefeituras para a oferta do Ensino Médio e na cidade de Magalhães de Almeida não é diferente.

Na cidade de Magalhães de Almeida a Rede Estadual de Educação faz uso dos prédios municipais de educação nos Interiores (Anexos). E aqui devemos dizer que a parte física dos prédios fica a desejar, além de falta de cadeiras confortáveis, de ventiladores ainda prevalece o quadro negro (instrumento do século passado).
São 5 prédios (anexos) ao todo.
Além do uso dos prédios, a educação estadual repassa verbas para se utilizar dos ônibus escolares do município para transportar dos alunos.

Um episódio recente que chama muito atenção de todos os alunos, professores e comunidade em geral aconteceu no Anexo III de Trincheiras (mais ou menos 40 km de Magalhães de Almeida) na noite dessa Terça Feira (12-03-19)

Alunos e professores chegaram ao seu local de trabalho por volta de 18:30 h e logo foram avisados pelo vigilante da escola que os mesmos não tinha autorização para entrar na escola.

Alunos e professores foram literalmente impedidos de ter acesso à educação.

O vigilante alegou aos presentes que seus superiores da Secretaria Municipal de Educação não tinham dado permissão para a rede estadual de ensino começar nesta semana.
A justificativa do vigilante foi que a Secretaria Municipal de Educação não foi comunicada do início das aulas por pate da direção do C. E. Prefeito Dionilo Gonçalves Costa (escola estadual no município de Magalhães de Almeida).

Já a direção da escola estadual afirma que a Secretaria Municipal de Educação foi sim avisada até mesmo com antecedência.  
Justifica ao dizer o calendário escolar estadual naquele Anexo foi feito de acordo com o calendário escolar da rede municipal, portanto foi sim avisada do início das aulas nessa semana.

Agora é esperar para saber quem está certo ou errado, apesar de que o grande erro aqui são os alunos ficarem sem seu direito social - educação.  


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.