"Este voto é igual a esta sessão - sem valor"
outubro 05, 2021Algo muito curioso aconteceu na última sessão da Câmara Municipal de Esperantina a ser realizada no dia primeiro de outubro, última sexta feira.
Alguns nobres vereadores tiveram conhecimento oficial de uma votação que foi colocada em pauta nesse dia somente à algumas horas antes do início da sessão.
A mesa diretora recebeu a pauta da votação, de acordo com o próprio presidente, há mais de 4 semanas. Durante todo esse tempo alguns vereadores não tiveram conhecimento oficial do fato.
Mesmo assim a mesa diretora colocou em pauta tal votação.
Foi aí que o vereador Mauro André - o soldado solitário, questionou a atitude da mesa diretora em colocar em pauta uma votação com teor que parte dos vereadores, inclusive ele próprio (Mauro André) não sabia do que se tratava oficialmente.
Infelizmente o edil Mauro André não pediu vista para ter conhecimento do fato nesses próximos 15 dias, pois a próxima sessão será somente dia 15 de outubro (dia do Professor).
Sem ser adiada, a votação aconteceu.
O placar não poderia ser diferente. De acordo com as normas da casa do povo onde o vereador não poder declarar seu voto antes da votação propriamente dita, caso contrário é anulado, aconteceu que os vereadores Ruberson Marataoan e Epaminondas Albuquerque declararam em tribuna seus votos.
Nesse momento o próprio presidente da casa pediu aos demais para não fazer isso mais, pois sabia das consequências.
E na hora de sua vez de votar, pois não pediu vista, o soldado solitário soltou a pérola: este meu voto é igual a esta sesão - sem valor.
O mesmo quis dizer que aquela sessão estava sendo arbitrária por parte da mesa diretora e talvez ilegal por não comunicar todos os vereadores com antecedência sobre o fato da votação.
Nesse momento o clima ficou pesado.
Mesmo assim o placar foi de 10 x 0, pois o voto do soldado solitário foi de abstinência como forma de protesto.
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.
0 comentários