Poder Legislativo é submisso ao Poder Executivo
outubro 27, 2021A filosofia política lockeana consiste na decomposição e no enfraquecimento da soberania absoluta do monarca" - Armando Albuquerque.
O monarca aqui é comparado ao chefe de Estado e de Governo nos dias atuais em uma república como a nossa.
A criação e o poder de executá-las (aprovação nos termos técnicos) das Leis estão nas mãos do Poder Legislativo.
Infelizmente, sabendo dessa importância, o Poder Executivo, pelo menos em nosso Estado que não é nação (trocadilho musical) procura, e acha, as manobras necessárias para conduzir o Poder Legislativo em suas mãos.
Quando nos direcionamos às cidades, em especial as menores, de nosso Brasil, podemos observar com mais detalhes esta 'submissão' do poder Legislativo frente aos interesses, muitas das vezes pessoais, do Poder Executivo.
Nossos legisladores, pelo longo histórico cultural e político do país, procuram se dar bem em atender as ordens e pedidos que venham do mandatário do Poder Executivo.
Em troca, os legisladores 'ganham" migalhas de cabides de emprego e são atendidos em suas minúsculas reivindicações sociais para o bem-estar social da população.
Dificilmente nos deparamos com elogios do Poder Executivo ao Poder Legislativo. Até porque não se faz necessário, kkkk.
Ao contrário, se o Poder Legislativo não rasgar a goela em elogios ao Executivo, parece que as 'normalidades' de puxa-saquismo não sustentarão o caminhar partidário onde um manda e outro obedece.
Tem vereadores, aqui ou em Joaquim Pire, Morro do Chapéu, Batalha, São João do Arraial, Campo Largo do Piauí, etc., que só apresentam alguma reivindicação em defesa do povo se o Poder Executivo "mandar".
Isso mesmo. Esse absurdo político em pleno século XXI acontece com frequência.
Não há auto respeito. As câmaras municipais mais parece ser um puxadinho das prefeituras.
Até quando?
As divisões de Poderes estão longe da essência republicana.
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.
Fto - camaramunicipaldeitaporã

0 comentários