EM BUSCA DA EDUCAÇÃO

Além de um estabelecimento feito de concreto, cimento e força humana (a escola) existe o caminho da cidadania chamada de Educação.
A mesma é construída fora da Escola, em um campo mais amplo, seja no Lar ao lado da Família, seja no Trabalho ou seja na vida pública, sempre visando a Postura e Compostura, Respeito, Limites, etc, apesar que dentro da Política esses conceitos não são levados a sério junto aos docentes que recebem salários precários em comparação aos milhares que os políticos ganham todos os meses.
O que é Educar? Como deveria ser uma boa Escola? Como se forma e se mantém um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm direito de construir sua vida e desenvolver sua personalidade?
Para responder estas perguntas, a Educação deve ser considerada como Trabalho, pois se fosse brincadeira apenas existiriam Pátios e corredores escolares.
Hoje, infelizmente, o caminho do desenvolvimento é frouxa e ineficiente quanto aos métodos aplicados. Quando é exigida a disciplina e a ordem dentro destas casas de estudo, os alunos reclamam do tradicionalismo pregado no que se refere, entre outras, as 4 horas de estudo dentro da escola.
Motivo? O comodismo e a falta de cobrança efetiva e constante aos alunos para se aproximarem da perfeição, fazendo um apenas faz de conta que estão aprendendo.
Melancolicamente estamos atrasados. Políticas públicas eficientes e o desprendimento do pensamento arcaico quanto os métodos dos nossos antepassados, farão nossos filhos ter uma Educação de no mínimo saber compreender um simples Texto.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.