DIA DO FOLCLORE

Até o século XIX, o conjunto das tradições populares representado por cantos, danças, músicas, lendas, crenças e outras manifestações, chamado de FOLCLORE, eram apenas práticas espontâneas irregulares, interessando-se por elas mais os historiadores e arqueólogos.

Mas as observações e os estudos que sobre a cultura popular poderiam ser feitos,eram tão vastos que iam além do campo de atividades desses dois ramos do conhecimento humano, a História e a Arqueologia.

Foi o arqueólogo inglês WILLIAM JOHN THOMAS, que propôs, num artigo publicado por uma revista inglesa, a 22 de Agosto de 1846, o nome FOLCLORE para esses estudos. Para a criação dessa nova palavra, ele usou dois vocábulos ingleses: FOLK (povo) e LORE (sabedoria, ciência).

Depois de vencer uma inicial indiferença, o termo passou a ser universalmente aceito.

No último dia 22 este dia foi comemorado apenas nas memórias dos governantes de nossa cidade.

Mas pra uma atividade popular qualquer seja considerada FOLCLORE são necessárias algumas características, tais como: ANTIGUIDADE; PERMANÊNCIA; EXTENSÃO E ORALIDADE.

Não podemos cair no esquecimento de uma data como esta que representa uma vida cultural do nosso, e de qualquer outro, povo por estamos apegado há uma vida globalizada.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.