Morro do Careca

No município de Esperantina especificamente no Bairro Rural localiza-se o Morro do Careca (Morro do Paredão populamente conhecido), área que está sendo desmatada para a obtenção da madeira e do barro para fins lucrativos.
Após uma análise dessa área, in locus, foi possível observar alguns impactos ao meio ambiente como já foi citado: desmatamento, que além de contribuir para o efeito estufa (menos vetação) afeta diretamente muitas espécies de animais que ao perder seu habitat natural tiveram que se deslocar para outras áreas, interferindo no habitat de outras espécies e consequentemente causando um desequilibrio ecológico, principalmente na cadeia alimentar.
Além do desmatamento e da total da perda da agregração de especíes, foi possível também observar a erosão do solo, pois com a retirada da vegeração nativa, sem a proteção das plantas as enxurradas ou até mesmo o vento promovem facilmente a uma lavagem das estruturas que compôem o solo.
Esses impactos são prejudiciais tanto par ao meio ambiente quanto para o homem.
Após a retirada das materias primas dessa área poderia haver uma reposição de novas árvores, assim minimizaria a grande contribuição para o aquecimento global e também serveria de habitat para espécies de muitos animais.

Texto da Aluna Antonia da Silva do Curso Técnico em Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.