22 de março de 2013

Dificuldade em encontrar as Coordenadas Geográficas.

Foto: escnorbertoschwantes.blogspot.com
A alfabetização cartográfica é elemento indispensável ao ensino da Geografia.

A localização e orientação no espaço geográfico são elementos que proporcionam ao aluno, entender o
espaço em que vive e fazer relações com outros lugares.
Infelizmente estamos longe de uma educação eficaz quanto ao estudo cartográfico. 
Falta de mão de obra qualificada devido a falta de um estrutura educacional nos estabelecimentos superiores de dignidade pedagógica e didática faz com que os alunos tanto do Ensino Fundamental como o Médio pagarem o "pato" em não saberem se orientarem no espaço em que vivem.

Estamos onde? Para onde ir? Subir ou descer? Seguir em frente ou voltar?

Fiz um pequeno teste, com aproximadamente 30 alunos do 1º Ano do Ensino Médio, sobre como encontrar as Coordenadas Geográficas de um ponto qualquer da superfície terrestre. O resultado foi assombroso: apenas 13% do alunos acertaram.
Troca de pontos cardeais e dificuldade de assimilação entre GRAUS nos 04 hemisférios foram os principais problemas observados por este que vos escreve.


Segundo Mafalda Nesi Francischett (2005, p. 136) “é através de atividades práticas que a criança aprende a se localizar, a se posicionar e a se orientar”.


Sendo assim, o melhor é fazer este nosso futuro deixar de copiar e passar a incentivar-los a criar um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário