Povoado Melancias sofre com a falta de Coleta de Lixo
A coleta de Lixo ou Resíduos nas cidades é um Serviço Público de obrigação das Prefeituras ou de empresas especializadas contratadas (terceirizadas) por parte do poder público municipal.
O lixo coletado ou resíduos devem ser transportados aos Aterros Sanitários. Pelo menos é o que diz a Lei.
Boa parte do lixo produzido pelas sociedades pode ser reciclado. Pesquisas mostram que até 35% do lixo produzido no Brasil pode ser reciclado.
A coleta do lixo já é difícil nas cidades brasileiras, imaginem a Coleta Seletiva do Lixo que diz respeito ao processo de separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas.
Dessa forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (resto de carne, frutas, verduras e outros alimentos).
Para que haja coleta de lixo é necessário ter aterro sanitário e para coleta seletiva do lixo é necessário uma indústria de reciclagem. Pelo menos é que se refere a Lei.
Especificamente falando, o povoado Melancias (maior povoado da cidade de Magalhães de Almeida-MA) está sofrendo com a falta de eficiência dos serviços públicos de coleta de lixo.
Os moradores precisam descartar o lixo de suas casas. Como não existe coleta de lixo por parte da Prefeitura, os moradores estão depositando o lixo às margens da MA 110 que liga o povoada a cidade de Magalhães.
Para piorar a situação, para diminuir o entulho de tanto lixo acumulado às margens da MA, a própria sociedade está queimando o lixo.
Lixo já é ruim, imaginem se incinerá-lo.
Poluição atmosférica, do solo, do lençol freático e ainda mais os prejuízos direitos, aos idosos e crianças, que inalam essas fumaças diariamente intensificando assim os problemas respiratórios e tantos outros.
Devemos destacar que o vice-prefeito é desse Povoado.
Falta de políticas públicas para diminuir os transtornos da sociedade não podem ser confundidos com favores. Pelo contrário, são direitos.
Nenhum comentário: