Fui à Casa do Povo esperantinense
Como é bom voltar para casa!
Como já dizem os ditados políticos, a casa legislativa é a casa do povo. Eu ao fazer parte do povão, estive na última sexta-feira (21) acompanhando de perto os edis de nossa cidade em mais uma noite de trabalho legislativo.
Fui antes de mais nada com o interesse sobre a pauta do aumento do perímetro urbano. O mesmo não entrou na pauta da noite. Mesmo assim aproveitei para ver de perto o que nossos 13 vereadores estão pensando e fazendo em defesa dos mais fracos.
Alguns vereadores apresentaram indicativos/matérias solicitando melhorias de alguns conterrâneos.
# Alcione Carvalho - não apresentou nada, não falou nada, apenas votou.
# Bebê Vitória - não apresentou nada, não falou nada, apenas votou.
# Castro - apresentou matérias pedindo pavimentação asfáltica para duas localidades rurais de nossa cidade, pediu placas para os terrenos baldios da nossa cidade como forma de impedir o aumento de lixões dentro da cidade. Ao usar a tribuna, defendeu o Projeto de Lei do vereador Zé Germano sobre a criação do Dia do Gari e defendeu também o indicativo do vereador Zé Cláudio que pede ajuda à Produção do Filme "O Massacre do Ciganinho".
# Delegado Mauro - apresentou apenas indicativo verbal sobre o cadastramento, por parte da Prefeitura, o mais rápido possível dos profissionais da Cultura em nossa cidade para que os mesmos possam receber o auxílio da Lei Rouanet o quanto antes.
# Denival Motos - não apresentou matéria, não falou nada, apenas votou.
# Domingo Luiz - com seu discurso eloquente, não apresentou matéria. Mas fez uso da palavra:
"Além de assaltos, há mais necessidades em nossa cidade"
"Dr. é quem trabalha" se referindo a vários "doutores" na plateia.
"Não devemos ter apenas emendas para asfaltos, pois andar todo bonitinho no asfalto sem segurança não adianta".
"Os deputados devem se unirem (se referindo aos do MDB e o do PT), e a luta deve ser também depois das eleições (cogitando que os "deputados" trabalham somente na campanha eleitoral).
"50% da culpa é minha, os outros são dos eleitores (falando da mal escolha nas urnas).
"Espero mais eleitores aqui na Câmara"
# Luiz Dionizio - não compareceu por motivo de saúde. De já desejamos melhoras.
# Manoel Filho - apresentou, juntamente com o professor/vereador Júnior Rodrigues, um indicativo pedindo à Prefeitura um desconto de 75% tanto nas multas e parcelas atrasadas antes da pandemia dos trabalhadores tanto do Mercado Público, Rodoviária e dos Quiosques da Avenida Petrônio Portela como também nas parcelas durante a Pandemia do COVID-19 que vão de março a agosto. Falou do valor da produção do filme "O massacre do ciganinho".
"se sair pelo menos a metade das obras que estão prometendo, Esperantina vai melhorar muito", se referindo às obras que estão chegando nesse período de campanha.
# Profº Júnior Rodrigues - além do indicativo assinado em conjunto com o Manoel Filho, apresentou matéria para roço do rodoanel para a melhor prática de esporte, seja de caminhada ou ciclismo. Também apresentou matéria para que a prefeitura interdite parte da pista do Cais no horário das 16 às 19 horas para maior segurança daqueles que ali praticam algum esporte. Ao usar a tribuna enalteceu, por várias vezes, os trabalhos dos deputados do MDB em nossa cidade nesses últimos tempos. Foi o único que enxergou este que vos escreve. Os demais viram apenas o Diário do Longá e a RevistaAz, kkkk.
# Profº Leônidas - não apresentou indicativos, mas rebateu Júnior Rodrigues:
"os deputados do MDB estão fazendo só suas obrigações". "Um deles está no poder há quase 40 anos, se tivesse trabalhado nesses 40 anos nossa cidade estaria melhor".
"peço aos vereadores da base dos deputados (MDB) que reivindiquem a estrada até a cachoeira do urubu".
"a maior obra do deputado (MDB) foi a penitenciária que tanto trouxe insegurança à cidade".
# Tote Filho - apresentou um indicativo pedindo iluminação rural para uma localidade da cidade. Usou a tribuna por duas vezes. Na primeira vez falou do trabalho dos deputados do MDB na cidade, falou também que a prefeitura está a desejar quanto a iluminação da cidade e do interior. Depois que Leônidas usou a tribuna, Tote Filho pediu um minuto para rebater as declarações do edil da situação:
"Leondinha sentiu na ferida".
" falou e foi embora" (depois que Leônidas usou a tribuna se ausentou da casa).
"O deputado dele (se referindo ao Lima) não trouxe nenhuma pedra para cidade".
"Leondinha se elegeu em nossa base (base do MDB), depois de eleito "se vendeu"".
"Leondinha traga obras dos seus deputados".
# Zé Cláudio - apresentou um indicativo pedindo ajuda da prefeitura à produção do filme "O massacre do Ciganinho", pediu informalmente ajuda financeira a cada um dos vereadores para este filme. Ao usar a tribuna, inicialmente pediu meio minuto de silêncio em homenagem do falecimento de seu sogro. Deu os seus pêsames à família da vereadora do Morro do Chapéu - Deusimar Ramos.
"este filme é de muita importância para a cidade, porque faz uma homenagem aos 100 anos da cidade de Esperantina".
"vamos pedir à gestora que ela deixe a bandeira partidária de lado para apoiar este filme".
"não é só os deputados (do MDB) que devem ser cobrados, mas o Lima também".
"os garis de Esperantina não recebem insalubridade".
"não podemos desmerecer os serviços dos deputados (do MDB) como fez Leondinha".
"quando um coloca a massa o outro deve colocar o tijolo", se referindo ao trabalho dos deputados que foram votados em nossa cidade e hoje não querem se unir.
# Zé Germano - apresentou Proposta de Lei que cria o dia municipal do Gari, também apresentou um indicativo para que a praça de esportes que está sendo construída no bairro Palestina receba o nome da ex-vereadora Domingas Santana.
E assim foi a aula que tive na última sexta-feira nas dependências da Câmara Municipal. A maior lição que ficou foi que nossos vereadores votam no desejo de seus líderes políticos e não somente nos interesses do povão.
Em breve voltarei com mais sede de aprender!
"Posso não concordar com nenhuma palavra que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la" - Voltaire.
Fto - gabinetedovereadormanoelfilho
Nenhum comentário: